Diocese de Campos celebrou São Sebastião e várias comunidades

No município de Varre-Sai, o Pe. Janvier tomou posse no dia do padroeiro da paróquia como novo administrador paroquial. São Sebastião é festejado em quatro paróquias da Diocese de Campos, além de várias comunidades.

Fotos: Sebastião Alves / Sidney Rocha

O final de semana foi marcado pelas comemorações a São Sebastião na Diocese de Campos. O santo é padroeiro de quatro paróquias, além de várias comunidades espalhadas pelos 17 municípios das regiões norte e noroeste fluminense. No Vicariato Norte nas cidades de Campos e São Francisco de Itabapoana, já no Vicariato Noroeste nos municípios de Aperibé e Varre-Sai. Em Campos, a Paróquia São Sebastião está localizada no distrito de mesmo nome, na baixada campista. O Bispo Diocesano de Campos presidiu a Santa Missa na Paróquia São Sebastião de Campos, considerada uma das paróquias mais antigas da Diocese, que celebra 314 anos da festa. A Missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Gustavo Ribeiro, Pe. Max Barreto e o Frei Inácio, do Mosteiro de São Bento. “São Sebastião nos mostra como é uma fé comprometida com Jesus Cristo até às últimas consequências. Renunciando o que parece ser importante na sociedade como aparência, poder, uma posição. Uma vez convertido a Cristo, manteve a sua posição para auxiliar e se colocar a serviço do irmão”, afirma Dom Roberto.

“Que os devotos de São Sebastião possam ter essa experiência com o Cristo. São Sebastião foi um homem de Deus, que hoje também é um grande testemunho de fé para todos nós”, afirma o pároco Pe. Gustavo.

No município de Varre-Sai, na região noroeste fluminense, durante a festa do padroeiro, Dom Roberto deu posse ao novo administrador paroquial Pe. Janvier Kataka. Ele assumiu a paróquia após o Pe. Rogério Cabral ser transferido para a Paróquia Senhor Bom Jesus, no município de Bom Jesus do Itabapoana. A celebração, que aconteceu na Igreja Co-Matriz de Santa Filomena, contou com a presença de vários sacerdotes e de fiéis, que precisaram ser acomodados em cadeiras e espaços laterais e acompanhar a Missa, por meio de televisões espalhadas. “O Pe. Janvier tem uma missão importante de reconstruir a Igreja Matriz, que foi atingida por um raio, mas na busca de intensificar a sinodalidade na Igreja. O Pe. Rogério fez um bom trabalho, mas como sempre menciono a frase de Dom Carlos Navarro ‘sai Cristo, entra Cristo’, então que o seu pastoreio seja fecundo e que frutifique”, finalizou Dom Roberto.

No município de São Francisco de Itabapoana, as comemorações aconteceram no distrito de Barra do Itabapoana, onde fica a Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião. A prefeitura inaugurou o monumento em homenagem ao pescador artesanal. A estátua foi instalada na praça principal da localidade. Segundo dados da Secretaria Municipal de Pesca, a cidade conta atualmente com 1.500 pescadores, entre informais e artesanais.  A Santa Missa solene foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, e concelebrada pelo pároco Pe. Alexandro Matos, Pe. Renan Valentin, Pe. Luciano Gomes e o Pe. Fábio de Melo. No decorrer da homilia, o sacerdote abordou a vida do santo, que foi um soldado romano morto por espancamento a mando do imperador da época que perseguia cristãos. “Sebastião converteu inúmeros colegas ao cristianismo, mesmo com intensa perseguição. Desta forma, ele nos inspira a propagar o amor de Deus e a Boa nova com ousadia e coragem”, afirmou Monsenhor Leandro.