Diocese de Campos inicia calendário letivo da Escola ‘Mater Ecclesiae’

Nesta segunda-feira (02/03), teve início o ano letivo dos alunos da Escola de Estudos Bíblicos e Teológicos Mater Ecclesiae, na Diocese de Campos. As aulas, realizadas sempre as segundas e terças-feiras, acontecem na Escola Sagrada Família, que funciona nas dependências do Santuário Redentorista de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Rosário, em Campos. No primeiro dia de aula, os calouros do primeiro ano, foram recepcionados pelo diretor pedagógico, professor Paulo Carneiro, em seguida assistiram a primeira aula com o professor Pe. Émerson Ramos.

De acordo com o professor Paulo, o curso tem um papel fundamental na formação do leigo consciente, para atuar junto a comunidade no qual está inserido. “Falar da importância da Escola para a formação do Leigo é falar da Igreja como Samaritana, que se compromete no cuidado com a vida, instruída e animada na palavra revelada de Deus. A escola prepara o leigo para ter consciência e não ficar na dependência do sacerdote. O cristão leigo batizado, ele adquire responsabilidade como sujeito eclesial, como protagonista do evangelho de Cristo. Ele recebe conhecimento, formação e responsabilidade”, afirmou Paulo.

Objetivo da Escola “Mater Ecclesiae” é capacitar o leigo cristão, como católico consciente. O curso é adequado para professores, catequistas e agentes de pastorais e movimentos, pois proporciona formação acadêmica na Fé Cristã Católica.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

1. Conclui o Curso em 2005.
    Recomendadíssimo!
    Temos uma visão panorâmica da história da Igreja desde sua Fundação até os tempos atuais, brilhantemente fornecida pelo Pe. Márcio André, qye ontem comemorou 22 anos de Escola. Um Ícone!
    A ele nossos agradecimentos sinceros.
    A Sagrada Escritura, numa visão exegética, desde o Genesis ao Apocalipse .
    Doutrina Social da Igreja, Teologia moral e mais umas 10 disciplinas, todas focadas em formar um leigo consciente de seu protagonismo na Igreja.
    Enfim, indispensável nos dias de hoje!
    Parabéns Mater Ecclesiae!