Quatro arcebispos brasileiros receberão o Pálio Arquiepiscopal abençoado pelo Papa

O Papa Francisco abençoou os pálios que serão entregues aos arcebispos metropolitanos nomeados no decorrer do último ano. Quatro arcebispos brasileiros receberão a insígnia abençoada durante a celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, neste domingo, 28 de junho.

Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA); dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Vitória da Conquista (BA); dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém (PA); e dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), são os bispos que vão receber o pálio, uma espécie de colarinho feito de lã branca com seis cruzes, que representa o ministério do arcebispo à frente da Igreja metropolitana.

“Neste dia, benzem-se os pálios que serão entregues ao Decano do Colégio Cardinalício e aos Arcebispos Metropolitas nomeados no decorrer do último ano. O pálio recorda a unidade entre as ovelhas e o Pastor que, como Jesus, carrega a ovelha aos ombros e nunca mais a larga“, disse o Papa Francisco.

Pálio

O pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos.

Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

Fonte: Portal CNBB