Diocese de Campos lançara Pastoral Afro-brasileira

A Diocese de Campos fará no dia 29 com uma missa as 18h presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz e concelebrada pelos padres Luis Carlos de Carvalho e Pe Márcio André Ribeiro no Santuário de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Campos lançando oficialmente a Pastoral Afro-brasileira. A celebração terá a presença de religiosos de matriz africana, agentes pastorais e lideranças do movimento negro.

A Pastoral Afro-brasileira tem como objetivo o dialogo e a defesa da população negra e afro descentes. Pe. Márcio André Ribeiro, Coordenador Pastoral ressalta uma pastoral que visa o dialogo com as correntes religiosas de matriz africana.

– Vamos juntos celebrar um momento de amor a Deus, de amor ao próximo e de dialogo e da busca de uma convivência marcado pela generosidade e pelo entendimento. – destaca.

Padre Márcio André Ribeiro revela que o preconceito em relação a herança africana é um resquício da presença do negro no processo colonial, e, em Campos, inúmeros episódios de racismo e preconceito.

“Toda manifestação cultural de origem afro, inclusive muitas vezes dentro da própria Igreja é um desejo dialogar com todas as culturas. A Pastoral Afro-brasileira busca dialogar com nossos irmãos das religiões de matriz africana e todos que ajudam a manter viva essa herança cultural. A Igreja quer o diálogo e interação, mas não se trata de um sincretismo desordenado e mistura das religiões, mas de uma convivência pacifica, harmoniosa e respeitosa, buscando identificar nesta cultura os elementos comuns ao Evangelho, a fraternidade que é um elemento muito forte nas comunidades quilombolas. A fraternidade e a solidariedade é um elemento muito característico da cultura africana”, destaca padre Márcio André.