Unidade dos Cristãos foi o primeiro compromisso dos bispos na quinta feira

O penúltimo dia de compromissos oficiais dos bispos do Regional Leste 1 – CNBB junto aos organismos da Santa Sé em virtude da Visita Ad Limina Apostolorum teve início com um encontro no Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, onde foram recebidos pelo Cardeal Prefeito, Dom Kurt Koch.

Este Dicastério foi criado no ambiente do Concílio Vaticano II, no ano de 1960 e seis anos depois fora confirmado pelo Papa São Paulo VI, como um organismo permanente da Sé Apostólica. Dessa forma, busca cumprir o papel de de aplicar-se com iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos, buscando que seja colocado em prática os Decretos do Concílio Vaticano II referentes à temática do Ecumenismo.

A saudação ao Cardeal Koch, que desempenha a função de Prefeito desde o ano de 2010, foi feita pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, que também apresentou um panorama referente à relação entre os católicos e as demais igrejas e religiões. O bispo iniciou sua fala recordando que “o Regional Leste 1, que geograficamente coincide com o Estado do Rio de Janeiro, é composto de realidades humanas e culturais muito diversificadas e isso se reflete também na vivência do espírito ecumênico e no diálogo inter-religioso”. Falou sobre as diversas iniciativas realizadas pela Igreja Católica no Estado, principalmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) que é desenvolvida por todas as Dioceses. Dom Ricci apontou também as dificuldades encontradas nesse tempo presente, disse:

“O momento atual brasileiro não parece muito favorável ao Ecumenismo e ao Diálogo inter-religioso, devido a fortes polarizações dentro e fora da Igreja. Gestos de intolerância religiosa com acinte de violência, muitas vezes misturados com ideologias políticas ou por elas motivados, acirram os ânimos e dificultam a construção de um clima de respeito mútuo. Como Pastores, procuramos evangelizar e indicar caminhos de respeito, diálogo, perdão e reconciliação. Neste sentido, as palavras e os gestos de Papa Francisco são de exemplo e estímulo para reforçar atitudes ecumênicas e de Diálogo inter-religioso, e por isso lhe somos muito gratos.”

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Fonte: Site do Regional Leste 1