Diocese de Campos promove Assembleia Diocesana e lançamento do livro do Centenário

Assembleia Diocesana terá início às 08h, com a chegada de representantes das paróquias presentes nas 17 cidades que compõem o território diocesano. Dom Roberto preside a Santa Missa na abertura do encontro, às 10h30 será realizado o lançamento do livro. Durante o período da tarde haverá uma reunião com o clero e os sacerdotes que compõem o conselho presbiteral.

A Diocese de Campos promove, nesta quarta-feira (23/11), a Assembleia Diocesana, no Centro Diocesano de Pastoral, no Parque Leopoldina, em Campos. O encontro, que vai reunir leigos e o clero, é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão comprometidos com o trabalho eclesial, para pensar e definir prioridades, objetivos e programas de ação.

Durante a Assembleia será realizado o lançamento oficial do livro “História da Diocese de Campos: 100 anos de Evangelização, resgatando as histórias da construção e legado de religiosos, padres e bispos”. O livro, organizado pela Comissão Diocesana dos Bens Culturais, conta a história marcada por desafios com a chegada do primeiro bispo Dom Henrique Mourão que teve de enfrentar distâncias que dificultaram o atendimento e a comunicação eclesial; a primeira visita de um Bispo ao noroeste se verificou em 1925. Dom Mourão teve de enfrentar as dificuldades e a escassez de clero; em 1924 havia apenas 18 padres para 600 mil pessoas, uma proporção de 1 para 34 mil fiéis. No Prefácio, o Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco pontua um pouco do legado construído ao longo dos séculos desde a chegada dos primeiros religiosos que implantaram a fé católica em toda a região, formando as bases para a criação da Diocese de Campos no dia 4 de dezembro de 1922.