Diocese de Campos promove encontro de formação online para MEDSC

A Diocese de Campos promoveu, na tarde deste sábado (25/04), o Encontro de Formação dos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão (MEDSC), do Vicariato Norte. Diante da realidade de pandemia, todo o encontro, que foi realizado no Santuário Diocesano Eucarístico, foi realizado de modo virtual e contou com um pico de 498 pessoas assistindo simultaneamente. O encontro teve a palestra do Jóber Brito, que faz parte da Comissão Diocesana de MEDSC, ao final a Santa Missa, presidida pelo reitor do Santuário e assessor eclesiástico da Comissão Pe. João Paulo Rodrigues, em seguida a Bênção do Santíssimo Sacramento.

De acordo com o Pe. João Paulo, a ideia da formação online surgiu da necessidade de estar juntos como Igreja e família. “Ao longo do ano os encontros são distribuídos por Foranias, neste dia 25 se abril, seria o encontro da Forania de São Francisco de Paula, na cidade de São Francisco do Itabapoana. Como estamos nesse tempo de isolamento, vimos então por bem, estender essa formação a todos MEDSCs do Vicariato Norte”, afirmou o padre.

O objetivo dos encontros é dar continuidade ao processo formativo, para que os ministros extraordinários possam estar preparados para exercer as atividades nas comunidades paroquiais. Em 2020, o material de estudo é a terceira Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Gaudete et exsultate”, que trata sobre a santidade atualmente. “O assunto é importante, sobretudo para aqueles que se dedicam ao serviço do altar de forma direta. Foi um dia muito proveitoso para todos nós e que nossa Diocese de Campos cresça cada vez mais em conhecimento e evangelização”, finalizou Pe. João Paulo.

A Comissão Diocesana ainda fez um convite aos Ministros Extraordinários que participaram de modo online, para que preparassem um local com bíblia, vela e um caderno de anotações para o dia de estudos, em seguida fizessem um registro e compartilhassem nas redes sociais. A iniciativa contou com a adesão de vários participantes de diversas paróquias.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)