Diocese de Campos promove encontro para secretários paroquiais em Italva

“A imagem do secretário deve ser, como diz o Papa Francisco, de uma Igreja que é um Hospital de Campanha, uma mãe amorosa que acolhe a todos”, declara Dom Roberto.

No último sábado (16/09), a Diocese de Campos promoveu o Encontro de Secretários Paroquiais no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Italva, na região noroeste fluminense. O encontro, organizado pela Coordenação de Pastoral, contou com a presença do Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco. O encontro contou com a participação de 60 secretários dos dois Vicariatos Norte e Noroeste. O encontro contou com a participação do Pe. Eufrázio Morais, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além do chanceler da Diocese de Campos, Pe. Antônio Marcello, que abordou a habilitação matrimonial e os libelos de nulidade matrimonial. O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Walas Maciel e concelebrada pelo Pe. Marcello, contou com a participação do diácono Heberty Costa.

De acordo com Dom Roberto, o secretário muitas vezes é o primeiro contato do fiel com a Igreja. “É importante a qualificação do secretário, porque ele é o átrio, a porta da igreja, a imagem. E também, nesse tempo em que estamos ocupados fundamentalmente na pastoral do retorno, os que ainda não voltaram, dos batizados que também estão um pouco distanciados, e também daquelas pessoas que ainda não foram evangelizadas ou tocadas pelo amor de Cristo. A secretaria cumpre um papel de hospitalidade, de acolhida fundamental. É o abraço, é um sino vivo que está mostrando o caminho da igreja. O caminho do Corpo de Cristo, o caminho da salvação, do sacramento da salvação da Igreja Católica de nosso Senhor Jesus Cristo. Então é muito importante a formação permanente dos nossos secretários e secretárias, porque disso depende a visão e a imagem que as pessoas levam da Igreja, e a primeira impressão sempre é a que fica”, afirmou Dom Roberto.