Diocese de Campos promove mudanças em cinco paróquias e na Chancelaria da Cúria
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Na última quarta-feira (16/03), o Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, presidiu a reunião do Conselho Presbiteral. Durante o encontro foi definida mudanças em cinco paróquias da Diocese, sendo três na Forania da baixada, que engloba a cidade de São João da Barra, uma na Forania do Santíssimo Salvador e uma na Forania São José de Itaperuna. De acordo com o Bispo Dom Roberto, uma das alterações é a mudança na Chancelaria da Cúria Diocesana.
O Conselho Presbiteral é um grupo de sacerdotes que funciona como uma espécie de senado do Bispo além de representar o presbitério, a fim de auxiliar o bispo no governo da Diocese nos termos do direito, para promover o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.
Após a reunião ficou definido que o Pe. Crimário Tavares Verdan deixa a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do IPS, e a função de Chanceler do Bispado, após 10 anos à frente da chancelaria. Agora o sacerdote vai assumir a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Itaperuna. O Pe. Gustavo Ribeiro, que estava na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Itaperuna, assume a Paróquia São Sebastião de Campos, no distrito de São Sebastião, na baixada campista. O Pe. Fabiano Ferreira, que estava na Paróquia São Sebastião será transferido para a Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes. O Pe. Antônio Marcello Ribeiro dos Santos, que está na Paróquia São Gonçalo, irá para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS, além de também assumir a função de Chanceler do Bispado. Na cidade de São João da Barra o Pe. Giovanni Fernandes Ribeiro deixa a Paróquia São João Batista, e vai para a Quase-paróquia Santa Teresinha, em Miracema. Já o Pe. Michael Bruno Amaral, que estava como administrador paroquial da Quase Paróquia Santa Teresinha, em Miracema, vai assumir a Paróquia São João Batista, em São João da Barra. De acordo com Dom Roberto as datas das posses serão divulgadas posteriormente, a partir do Tempo Pascal. Segundo o vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, todas as transferências não são apenas uma decisão do Bispo, mas conta com o respaldo do Conselho Presbiteral. “Todas as modificações são importantes para a vida pastoral da Diocese, pois o sacerdote tem a possibilidade de dinamizar a vida de uma paróquia e ter novas experiências”, declarou Monsenhor Leandro.
Chanceler – A função do chanceler é pouco conhecida e muitas vezes vista como um alto funcionário, mais pelo status de prestígio. Entretanto, a função deve ser vista como um ofício necessário e importante para a organização eclesial diocesana. Na verdade, um chanceler diocesano é um notário e secretário da cúria. Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada cúria diocesana seja constituído um chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da cúria. Estes atos destinados a ter efeito jurídico devem ser assinados pelo ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações entre outros.
Boas mudanças, para a paróquia de São João Batista , em São João da Barra.
Ótima ligação da Capela São João Maria Vianney , à paróquia de São João da Barra. ♀️
A comunidade católica de Miracema está envelhecendo. O padre Michael era nossa esperança de renovação. Que triste decisão!
Tudo esta nas maos do senhor padre gustavo nos ensinou muito somos grato por suas orientacoes , e convivencia maravilhosa.
Obrigado por tudo.
Isso não é momento de mudança depois da Pandemia a igreja ficou vazia.
Graças a Deus e Nossa Senhora de Fátima não mexeu com nosso querido Padre Lenílson!! Obrigada Senhor Jesus Cristo
Como muito bem explicitado na Primeira Reunião do Clero de 2022 por nosso amado Bispo Diocesano de Campos “pretende colocar os caminhos de escuta do processo sinodal de escuta” e com base em seu significado, a comunida de Miracema-RJ clama para que seja ouvido seu clamor e pede para que seja repensando sobre a transferência do nosso mui querido e amado padre Michael que desde que chegou nos amparou e nos guiou espiritualmente, nos conduzindo sempre a melhorarmos em nossa caminhada, por isso pedimos mais uma vez que seja reconsiderado sua transferência de nossa comunidade.
Boa noite porque padre Giovanni foi pra longe de novo
Gostaria de saber porque padre Giovanni foi embora de novo
Injusto tirar o padre Maikon daqui de miracema e ninguém pode fazer nada estão atrasados com essa atitude.
Um padre que só ajuda a comunidade e é amado por todos a população implora pra que o padre Maikon fique ouça a voz do povo
Que Deus continue abençoando a nova missão de cada sacerdote e como leigos tenhamos um espirito fraterno e discernimento, de aceitar a missão de nossos sacerdotes.