Paróquia São José do Avahy realiza Missa de investidura de jovens como novos Cerimoniários e Servas do Altar

Fotos: Elisângela Cavalheiro (Pascom São José do Avahy)

A Paróquia São José do Avahy, no Centro de Itaperuna, no Vicariato Noroeste, investiu sete novos cerimoniários e servas do altar, para auxiliar no serviço litúrgico. A investidura foi realizada durante a Santa Missa, das 19h, na Igreja Matriz, presidida pelo pároco e vigário episcopal Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim e concelebrada pelo vigário Pe. Luís Filipe. A celebração contou com a participação dos diáconos Francelino Júnior e Renato Rodrigues.

A Serva ou cerimoniário são investidos, após um tempo de preparação, para o serviço do altar e outras celebrações litúrgicas da igreja. As tarefas podem ir desde a correta preparação do altar, correto manuseio do missal romano e lecionário, todo o trabalho a se realizar na credência, presbitério, recepção das oferendas até os trabalhos em celebrações mais solenes, o manuseamento do turíbulo, o transporte da Cruz, velas, Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido o tempo Litúrgico que se vive.

Muitos padres, religiosos, religiosas e leigos atuantes na Igreja já foram coroinhas. Desta forma, observamos que é importantíssima a atuação desses jovens e crianças para a Igreja. Há uma constante preocupação por parte de seus orientadores com sua formação prática, espiritual e religiosa.