Coordenação de Pastoral realiza primeira reunião de organização de Corpus Christi

A Diocese de Campos promoveu neste sábado (27/04), a primeira reunião conduzida pelo Coordenador de Pastoral Pe. Walas Maciel. O encontro foi para discutir a organização da festa de Corpus Christi. A reunião foi realizada no salão da Igreja Matriz São Benedito, no Centro de Campos. “Agradecemos a todos que estiveram conosco nessa primeira reunião! Um final de semana na paz de Cristo”, disse o Pe. Walas.

Neste ano de 2024, a Solenidade de Corpus Christi vai ser celebrada no dia 30 de maio. A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Urbano IV, antes de ser escolhido Papa, foi Cônego de Liége (Bélgica) e se chamava Tiago Pantaleão de Troyes, o mesmo que recebeu o segredo das visões da Freira Juliana de Liége, que pedia uma festa da Eucaristia no calendário litúrgico. Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados.