Diocese de Campos promoveu encontros festivos para celebrar 99 anos de criação

“Quantas pessoas santificaram a nossa Diocese anonimamente, fizeram penitências, contribuíram para elevar a Catedral. Com as moedinhas, como a viúva. Trabalharam pelas vocações. Famílias que doaram não só suas vidas, mas seus filhos”, afirma Dom Roberto Francisco.

Fotos: Seminário Diocesano

A Diocese de Campos promoveu neste sábado (04/12), um evento especial para comemorar os 99 anos de criação do território diocesano. O dia fez parte das comemorações do triênio comemorativo dos 100 anos, que será celebrado em 2022. Os dois grandes eventos aconteceram nas sedes dos dois Vicariatos, para abertura do Ano Vocacional Diocesano, em preparação para festa do centenário, que acontecerá em 2022. Em Itaperuna, sede do Vicariato Noroeste, o encontro foi realizado durante a manhã no Centro de Formação São João Paulo II. Cada paróquia pode participar com até 20 representantes, por conta das regras sanitárias. Já em Campos, o evento aconteceu durante a tarde, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária, e reuniu as paróquias do Vicariato Norte.

Os encontros contaram com louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, concelebrada pelos sacerdotes de cada vicariato. Na ocasião, os seminaristas, juntamente com o reitor Pe. Alexandre Mothé, explicaram a proposta para este Ano Vocacional Diocesano, além de apresentar o material de apoio, que será compartilhado com todos. Nos dois encontros também foi apresentado o Ícone do “Cristo Servo, Pastor e Missionário”, que irá peregrinar pelas paróquias, comunidades, escolas e casas religiosas da Diocese de Campos ao longo de todo ano vocacional. Os fiéis também puderam cantar o Hino do Ano Vocacional Diocesano. Os dois ícones peregrinos, que circularão pelos dois Vicariatos, foram abençoados pelo bispo ao final de cada uma das missas. “Temos muitas novidades vindo por aí e iremos manter vocês informados! Vamos celebrar este ano vocacional com muita alegria e fervor! Viva a Diocese de Campos”, declarou uma publicação do Seminário Diocesano.

Durante a reflexão da Santa Missa, Dom Roberto enfatizou a importância de se destacar sempre a unidade, oração e a partilha da graça e do amor. “Nunca se faz sozinho, nunca sem aliança. Então, quando se comemora, estamos colhendo os frutos que a graça divina operou em nós. Sem ela (a graça), não sobraria nada. Porque nós somos apenas instrumentos e todos fazem parte dessa história. Mas quem realmente foi mais importante nesses 99 anos? Quantas pessoas santificaram a nossa Diocese anonimamente, fizeram penitências, contribuíram para elevar a Catedral. Com as moedinhas, como a viúva. Trabalharam pelas vocações. Famílias que doaram não só suas vidas, mas seus filhos. Então, não fiquemos numa crônica positivista e de fatos, pois toda a obra é de Deus. Tenho certeza de quem começou essa obra a levará a perfeição”, enfatizou Dom Roberto.

Dom Roberto falou também sobra à importância de se colocar os planos pastorais em oração, em adoração. “Precisamos de uma conversão sinodal. Certamente que tivemos clérigos que fizeram muito como Pe. Rosário, Monsenhor Severino, mas leigos também que fizeram muito José do Patrocínio, Custódio Siqueira e o Nilo Pessanha. Comunhão e participação. E diria que diante de 99 anos temos muito que agradecer. Somos a Igreja que conseguiu superar um cisma, pelo diálogo e entendimento. Nenhum cisma acabou bem, sabemos disso. Às vezes, por bobagens, motivos culturais, mas sempre também, vamos colocar a nossa parte, por arrogância. Mas que bom que nossa história terminou bem. Que mostra que o Papa Francisco, na Fratelli Tutti, está certo. O caminho é o diálogo, amizade social, nos colocar sempre na perspectiva da empatia e saber que não temos inimigos, mas pessoas a anunciar o evangelho”, finalizou o bispo durante a homilia.