Diocese de Campos registra furto de Igrejas nas cidades de Itaperuna e São João da Barra

A Diocese de Campos informa que duas Igrejas foram alvo de furtos nas últimas 24 horas, nas cidades de São João da Barra e Itaperuna. Na região noroeste fluminense, o furto aconteceu na tarde da última quarta-feira (08/03), quando o templo estava aberto e sem movimento de fiéis. Dois castiçais e uma bíblia foram levados. Na região norte fluminense, o furto aconteceu na cidade de São João da Barra. Ação aconteceu na Comunidade Santa Maria e Santo Amaro, na localidade de Degredo, entretanto, só foi identificado na tarde desta quinta-feira (09/03). A comunidade que pertence a Quase-Paróquia de Santo Amaro teve a grade da Capela do Santíssimo Sacramento arrombada. Durante o ato foram furtados uma mesa de som, um amplificador e três microfones. “Não se trata de um crime de intolerância religiosa, mas furto de bens móveis que com muita dificuldade foi adquirido ao longo de anos pela Comunidade. Por outro lado não houve qualquer profanação com o Santíssimo, as Imagens e outros objetos sagrados. Não vamos desmarcar a celebração e nem mudar a agenda. Mais uma vez conto com o apoio da Comunidade para a aquisição de novos equipamentos e reforço da segurança, ainda que a Igreja possui grades na porta e na Báscula, por onde ocorreu a invasão”, declarou o quase-pároco Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa.

Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a insegurança e os furtos demonstram a falta de respeito e zelo com o sagrado direito do culto. “Repudiamos mais este atentado contra as Igrejas que revela a insegurança e falta de proteção do sagrado. Solicito as autoridades de segurança uma intensificação na área, principalmente em respeito ao direito do culto”, afirma Dom Roberto.