Diocese de Campos sediou encontro dos pré-candidatos à Prefeito de Campos

A Pastoral da Cidadania da Diocese de Campos promoveu, no último sábado (25/11), no Centro Diocesano de Pastoral Dom Carlos Alberto Navarro, no município de Campos dos Goytacazes, o Encontro Diocesano de Política. A reunião contou com a presença dos prefeitáveis de Campos, que puderam ouvir do Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, o posicionamento da Igreja sobre a política do bem comum. Um momento de apresentação de ideias e propostas. De acordo com Dom Roberto Francisco, o encontro foi considerado positivo tanto para a Igreja, quanto para os participantes, onde objetivo de escuta, discernimento e defesa da ética foram cumpridos. Dom Roberto acredita que um dos pontos altos, foi à cordialidade entre os participantes. “Na política que são, digamos assim, princípios para dar uma virada num fato que nos preocupava a agressividade verbal, até violência entre políticos. Então se dizia que se previa para as eleições 2024 um acirramento, para evitar isso, que ninguém quer, porque não só desqualifica a política, mas desqualifica também os políticos. Cria-se um clima de desprestígio da democracia, então esse objetivo de serenizar de dialogar de criar o que se chama Amizade Social, e que será tema da campanha Fraternidade 2024, que é o eixo da Fratelli Tutti, Fraternidade e Amizade Social. Então, se conseguiu, porque todos, embora com visões diferentes, com acentuações diferentes, conseguiram apresentar-se, apresentar seus valores, sonhos, perspectiva do processo eleitoral, que é diferente, um é governo, outros são pretendentes ao governo”, afirmou Dom Roberto.

Segundo o vigário episcopal do Vicariato Norte e responsável pela Pastoral da Cidadania, Pe. Márcio André, pelas regras da organização cada prefeitável teve cinco minutos para expor as idéias, após as participações, as pessoas presentes puderam também expor ideias e sugestões. Estiveram presentes o atual prefeito Wladimir Garotinho (PP), Jefferson Manhães (PT), reitor do IFF, e o cirurgião dentista Alexandre Buchaul (Novo). “Notamos muito cavalheirismo, isso é muito bom para a política, retomar assim a alta a melhor política. Queremos integrar a todos no processo e queremos que, claro, o debate que deverá existir, mas seja pautado por ideias, seja pautado por princípios, por valores. Deixe de lado a vida privada, baixaria e as palavras que destoam. Então, acredito que os para amenizar os candidatos, mostraram que estão convictos, os três, de que a política deve ser vivenciada e praticada no contexto ético, da integridade e do serviço. São os valores cristãos que pautam a política. Não a política de Maquiavel, o poder pelo poder, mas a política de servir”, declarou Dom Roberto.