Fiéis participam da Missa dos Santos Óleos na Catedral Diocesana de Campos

Fotos: Seminário Diocesano Maria Imaculada

Na manhã desta quinta-feira (28/03), representantes das paróquias das 17 cidades que compõem a Diocese de Campos, participaram da Missa dos Santos Óleos, que marca a bênção do óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. A celebração, realizada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, contou com a participação de todo o clero diocesano. Durante a reflexão Dom Roberto exortou ao povo a rezar pelas vocações e pelo ministério sacerdotal, bem como reforçou junto aos sacerdotes as virtudes da oração na vida presbiteral. Durante a reflexão o bispo também mencionou o sentido da páscoa.

“No ressuscitado, ressuscitaremos também. Nós somos filhos da Páscoa. É o povo nascido da Páscoa. E somos convidados a uma vida nova, a uma vida plena, a uma vida abundante. Porque o Ressuscitado ilumina não só a nós, ilumina toda criação, que é embelezada, iluminada e animada pela Páscoa de Jesus. Isso está muito claro nos ícones bizantinos que não mostram o Cristo só saindo do túmulo, mas o Cristo como que inaugurando uma nova criação. Ou como está na sala auditório do Vaticano, São Paulo VI, que mostra Cristo como a vanguarda de uma nova criação, emergente da árvore, das árvores e tudo, mostrando a capacidade, a força, o poder do ressuscitado que retoma, comanda, é o Cordeiro vencedor”, declarou Dom Roberto.

A Missa dos Santos Óleos, que ocorre na Quinta-feira Santa pela manhã nas ‘Igrejas Catedrais’, reúne os sacerdotes, diáconos e fiéis da diocese para celebrar a comunhão e renovar os votos sacerdotais. A celebração é realizada pela manhã nas “Igrejas Catedrais”, sendo conhecida como a “Missa do Crisma” ou “Missa Crismal”, prelúdio do Tríduo Pascal – o qual se inicia propriamente com a Missa vespertina da Ceia do Senhor. A celebração é composta de duas partes: A renovação das promessas sacerdotais em comunhão com o Bispo Diocesano e a segunda parte a Bênção e a distribuição das paróquias. Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de ‘Missa da Unidade’, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.