Dom Roberto em reuniões com Núncio Apostólico no Brasil e Bispos do Regional Leste 1

Com informações e fotos Carlos Maiolo / Arquidiocese do Rio de Janeiro

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, visita o Regional Leste 1, nestes dias 26 e 27 de março. Ele desembarcou no sábado (26/03), na cidade do Rio de Janeiro, onde presidiu a Santa Missa, direto da Capela do Palácio São Joaquim, a residência do Arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta. Participaram da celebração arcebispos, bispos, bispos auxiliares e bispos eméritos do Regional Leste 1, da CNBB. Dom Giambattista se reuniu com os bispos fluminenses e conheceu santuários arquidiocesanos.

Esta é a primeira vez que Dom Giambattista estará em visita ao Rio de Janeiro desde que assumiu a Nunciatura Apostólica no Brasil, com sede em Brasília. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020, e chegou em Brasília, no dia 7 de janeiro de 2021, dando início a sua atuação diplomática no país após a entrega da carta credencial ao presidente da República. Dom Giambattista sucedeu a Dom Giovanni d’Aniello transferido para a Rússia, chegou ao país em plena pandemia da Covid-19, o que dificultou suas atividades, sendo necessário participar de reuniões e eventos por meio de plataformas digitais, tais como a Assembleia Geral dos Bispos, realizada em abril de 2021.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, que esteve presente no sábado em reunião com o Núncio, junto com Dom Fernando Rifan, da Administração Apostólica Pessoal, São João Maria Vianey, a visita do núncio foi muito proveitosa. “Foi excelente o encontro com o Núncio. Ele conheceu mais próximo a realidade do Regional Leste 1, assim como teve a oportunidade de conversar com os bispos fluminenses. Esta foi a primeira visita, principalmente devido a questão da pandemia causada pela Covid-19”, disse Dom Roberto.