Dom Roberto fala sobre mudanças pastorais e administrativas na Diocese de Campos

Dom Roberto declarou que as mudanças tanto pastorais, quanto administrativas que estão sendo realizadas são para organizar e dar sustentabilidade à comunhão diocesana. “O Vicariato busca cada vez mais constituir uma Igreja Sinodal, pois tem a missão de congregar, ouvir e construir com as foranias uma identidade”, afirma Dom Roberto.

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco anunciou, na noite desta quinta-feira (02/05), a nomeação do Pe. Crimário Tavares Verdan como novo vigário episcopal do Vicariato Noroeste. A nomeação promove uma mudança na estrutura do governo diocesano, o Pe. Crimário continua como vigário forâneo da Forania São José do Avahy, ao qual foi eleito no ano de 2023. “Foi realizado um ajuste, agradeço ao Pe. Luiz Reis do Amorim, que durante todo este período foi o vigário episcopal. No ano passado fizemos um ajuste com a mudança do Vicariato Norte, com a nomeação do Pe. Márcio André. O noroeste seguiu o mesmo itinerário. Lembro que os dois Vicariatos foram criados pelo Sínodo Diocesano”, afirmou Dom Roberto.

Em publicação nas redes sociais, o Pe. Crimário agradeceu a confiança pela nomeação como vigário episcopal. “Agradeço ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo, D. Roberto Francisco e também o apoio dos irmãos no presbitério ‘Na Carta aos Hebreus diz: ‘Eis que venho para fazer a tua vontade’’. Se é que a Diocese necessita, acolho com amor. Espero corresponder a função na perspectiva de uma Igreja sinodal, caminhando na unidade no fortalecimento de uma verdadeira pastoral de conjunto, procurando articular as atividades no Vicariato. Conto com as orações e apoio de vocês e espero ser útil na nova missão no espírito de comunhão. Que o Espírito Santo nos conduza a ser uma verdadeira Igreja discípula e missionária”, afirmou o Pe. Crimário.

O Vicariato é um meio evangelizador descentralizado, trata-se de uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo. Vigário episcopal, é o sacerdote que, por delegação do bispo diocesano tem poder executivo ordinário sobre determinado território, campo de ação ou grupo de fiéis. A constituição dele depende das necessidades de cada diocese, e da vontade do Bispo diocesano. A constituição dessa nova figura se explica a partir da atenção especial que a Igreja quer dar para determinadas minorias, como explicitam os documentos referentes (cf. CD 27a; ES I, n. 14,1). A Diocese de Campos está dividida em dois Vicariatos o Norte e o Noroeste, que é composto por quatro foranias: São José do Avahy, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora da Natividade e Santo Antônio de Pádua. Segundo o Bispo Diocesano a constituição de Vicariatos foi fundamental para a construção da sinodalidade. “O Vicariato busca cada vez mais constituir uma Igreja Sinodal, pois tem a missão de congregar, ouvir e construir com as foranias uma identidade. Fazemos juntos uma caminhada pastoral, orgânica e na escuta”, pontuou o bispo.

Dom Roberto declarou que as mudanças tanto pastorais, quanto administrativas que estão sendo realizadas são para organizar e dar sustentabilidade à comunhão diocesana. “Aliado a essas mudanças, tivemos também uma elaboração junto ao economato um plano de sustentabilidade, onde ampliamos a consciência de uma maior coparticipação da comunhão financeira. Objetivo é superar aquelas situações de carências que tivemos, principalmente derivadas do tempo da pandemia. Tudo tem sido conversado com o clero, ao longo das duas reuniões. E não há retorno, as mudanças são orgânicas e acontecerão”, finalizou Dom Roberto.