Dom Roberto Francisco faz uma avaliação de 8 anos na Diocese de Campos

Dom Roberto Francisco faz um balanço dos 8 anos na Diocese de Campos. Fala dos desafios e dos projetos de uma Igreja Católica inclusiva e em dialogo com toda a sociedade e com as religiões, na defesa da liberdade de expressão e de culto. Destaca a necessidade de uma religião que valorize os leigos e promova uma evangelização que busque a mudança nas estruturas sociais.

– São 8 anos de pastoreio a serviço do povo campista nesta abençoada e querida Diocese de Campos. Três palavras fortes me inspiraram e impulsionaram: Sínodo para ser uma igreja sinodal que caminha junta promovendo a inclusão e participação de todos. Laicato como sujeito na Igreja e na sociedade, e evangelização integral das pessoas e das estruturas, acolhendo o Reino e testemunhando a justiça e a misericórdia do Pai. – avalia Dom Roberto.

Dom Roberto ressalta a importância da visita a todas as comunidades e em sua ação pastoral este atento aos graves problemas que ameaçam a vida e a dignidade humana nas cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro que formam o território da Diocese de Campos.

– Visitamos todas as comunidades, dialogamos com as autoridades, entidades da sociedade civil e religiões presentes na Diocese, defendendo o bem comum e a liberdade religiosa. Falta muito a fazer e construir, também erramos e nos omitimos. Porem a vontade foi sempre acertar e servir a todos. Agradeço de coração a acolhida, a paciência e o carinho tanto na escuta como na compreensão. Deus abençoe a todo povo campista, rumo ao Centenário diocesano na luz do Santíssimo Salvador. – conclui o Bispo.

Texto: Ricardo Gomes (Pascom)

5 Comentários

1. PARABÉNS DOM ROBERTO , CONTINUE SEMPRE COM A SUA SABEDORIA , EM ESPECIAL AO AMOR AO PRÓXIMO .ABUSCANDO SEMPRE O DIALOGO INTER RELIGIOSO .SAUDADES DOS SEUS ENSINAMENTOS .

2. Dom Roberto tem sido um autêntico pastor de ovelhas, um homem de Deus, de oração e ação, ele é não só uma benção para a Diocese de Campos, mais para todo o leste 1 e todo o Brasil. Se porta como um verdadeiro filho da Igreja, super alinhado com o Papa Francisco.