Dom Roberto Francisco participa nesta quinta de live da CNBB sobre novas formas de cuidado com os idosos
“Idosos: um presente de Deus” é o tema da segunda edição da “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 4 de março, das 17h às 18h, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil transmite, ao vivo, em suas redes sociais da CNBB (Facebook, Youtube e Twitter). A live vai discutir a realidade das pessoas na terceira idade no Brasil à luz das recentes iniciativas propostas pelo Papa Francisco de cuidado com os idosos.
Uma delas foi o anúncio feito pelo Santo Padre, dia 31 de janeiro deste ano, da instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado em toda a Igreja, todos os anos, no quarto domingo de julho, próximo à Festa de São Joaquim e Santana, avós de Jesus.
A outra é o documento: “A Velhice: o nosso futuro. A condição dos idosos depois da pandemia”, publicado dia 9 de fevereiro, com o qual a Pontifícia Academia para a Vida (PAV), de acordo com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que propõe uma reflexão sobre os ensinamentos a serem extraídos da tragédia causada pela pandemia da Covid-19 e as propostas que orientem a construção de um novo paradigma de cuidado dos idosos.
De acordo com o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, o Papa e a Santa Sé têm indicado, sobretudo a partir da experiência com a pandemia da Covid-19, que é necessária uma nova visão e um novo paradigma que permita à sociedade cuidar melhor dos idosos. Neste sentido, segundo ele, a live quer provocar este debate no conjunto da Igreja no Brasil sobre a situação dos idosos e como repensar as formas de cuidar deles e delas.
São convidados para debater e aprofundar este assunto a irmã Lúcia Rodrigues, religiosa da congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Ela é membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, pastoral da Igreja no Brasil que conta com uma rede de 25 mil líderes e presta atendimento à 170 mil idosos no Brasil por meio de visitas domiciliares, suspensas momentaneamente em razão da pandemia. O bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Ferreria Paz, é o outro convidado do debate.