Dom Roberto Francisco preside Missa das Exéquias do Diácono Valdir Alberico

No dia da festa de São Lourenço Mártir, padroeiro dos diáconos, a Diocese de Campos realizou a Santa Missa das Exéquias da Páscoa do Diácono Permanente Valdir Moreira Alberico. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, na Igreja de Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca, além de ser concelebrada pelo pároco Pe. Wallace Ortêncio, outros sacerdotes e diáconos estiveram presentes. O diácono Valdir Alberico, que tinha 76 anos, foi ordenado diácono no dia 04 de maio de 2008, pelo então bispo Dom Roberto Gumarães. Ele estava internado e o falecimento aconteceu em decorrência do agravamento de um quadro de pneumonia. “Não tínhamos uma escola diaconal, segundo que o presbitério, com víeis tradicionalista, pois o Concílio Vaticano II foi conhecido um pouco tardiamente. Então, o diácono Valdir e sem dúvida o Monsenhor Leandro Diniz, abriram o diaconato permanente na Diocese de Campos, transformando em uma Igreja mais servidora, mais eclesial. Mas pela forma com que o diácono viveu o ministério, vivenciando os dois de modo especial”, disse Dom Roberto.

Durante a homilia Dom Roberto, enfatizou a caminhada do diácono Valdir, que na vida vivenciou de modo pleno o seu ministério ordenado e a vivência matrimonial, constituindo uma família em toda a plenitude. “Infelizmente a pertença, a comunhão e a fidelidade não são muito elogiadas hoje. Nós devemos elogiar muito as pessoas que fizeram da sua vida uma constante entrega, uma constante doação, pois são eles que elevam o nível da espécie humana e nos provocam a sermos mais solidários, fraternos e pensarmos mais nos outros. E todas essas lições foram vivenciadas pelo diácono Valdir. Ele antes de ser diácono já era um leigo muito compromissado. E por isso foi convidado para assistir casamentos, em uma época que existiam poucos padres na Diocese de Campos”, afirmou o Bispo Diocesano.

1 Comentário

1. Parabenizo a todos do site da Diocese, principalmente Dom Roberto Francisco,pelo imenso carinho com os Familiares do Diácono Valdir, que ficará em nossos corações. Uma perda muito triste para nossa Paróquia de Santo Antonio Quarus.