Dom Roberto Guimarães comemorou 85 anos de vida com Santa Missa

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

No último dia 03 de janeiro, o Bispo Emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães celebrou 85 anos de vida. No dia, a Igreja também celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor. O momento foi marcado pela celebração eucarística, na residência do bispo emérito. A Santa Missa, foi presidida pelo Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé. Por meio de postagens nas redes sociais, Pe. Alexandre expressou a alegria de participar deste momento, este foi o segundo encontro com Dom Roberto Guimarães, o primeiro foi com a celebração da Missa, na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. “Mais uma graça que Deus me deu: poder celebrar este momento com ele. Que Deus dê saúde e vida longa ao nosso pastor”, afirmou o padre Alexandre.

De acordo com o Pe. Alexandre são oportunidades importantes, do ponto de vista pessoal. “o Bispo que me acolheu no Seminário, me ordenou sacerdote para a Igreja e ainda receber esta benção para continuar a missão neste ano novo, enfrentando os inúmeros desafios do caminho. O coração transborda de gratidão”, declarou o sacerdote.

Também, por meio de postagens nas redes sociais, a Irmã Maria Rosa, do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, que acompanha o Bispo há 20 anos, e atualmente é responsável por todos os cuidados médicos, comemorou a data. “Quero fazer minhas as palavras de Santa Teresinha, cantar eternamente as misericórdias do Senhor, por tudo que fez e continua a fazer na vida de meu querido pai espiritual, especialmente pelo milagre diário de sua recuperação. Como é lindo ver o carinho de Deus a cuidar e a restaurar a cada dia, nos mínimos detalhes”, disse a Irmã Rosa.

História – Dom Roberto Guimarães nasceu em Campos em 1936. Em 1950 iniciou seus estudos eclesiásticos no Seminário Arquidiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano São José, Mariana , Minas Gerais, concluindo também Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basilica Menor do Santíssimo Salvador.

Foi professor de Seminário da Basílica Menor de Maria Imaculada em Varre-Sai, Vigário Paroquial em Natividade (1964), em São Fidélis (1965 a 1967) – sendo professor do Ginásio Fidelense – e de Lage de Muriaé (1967- 1968), Pároco em São Benedito, Itaperuna (1968 – 1973) e em São José do Avahy também em Itaperuna (1973 – 1995).

Em 1981 ficou encarregado do Seminário do Seminário Diocesano de Maria Imaculada, coordenador da Pastoral Vocacional, de Catequese e Diretor Diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual. E ainda integrou o conselho Presbiterial. Foi nomeado vigário geral da diocese de Campos em 1994 e por sua santidade o Papa João Paulo II Bispo Diocesano de Campos em 1995. A Sagração Episcopal e a posse se deram em 7 de janeiro de 1996, festa da Epifania do Senhor, na Catedral – Basílica Menor do Santíssimo Salvador. Tornou-se Bispo Emérito de Campos no dia 30 de julho de 2011.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *