Encontro de Catequistas reúne mais de 1.300 pessoas na Diocese de Campos

“É uma grande alegria ver mais de 1.300 catequistas no Centro São João Paulo II. Mostra que a nossa igreja fez opção pela criança, pelos jovens e pela catequista, uma opção que. Determina que estamos caminhando numa igreja da palavra, que é uma verdadeira casa da palavra”, declara Dom Roberto.

A Diocese de Campos promoveu, neste domingo (18/08), dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Encontro de Catequistas, no Centro de Evangelização São João Paulo II, no Vicariato Noroeste. Neste ano de 2024, o encontro teve como tema “Catequista, presença que fala ao coração, caminhando junto e cuidando”. De acordo com a Comissão Diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC), foram 1.300 pessoas que se inscreveram para o evento. Durante todo o dia os catequistas participaram de momentos de Adoração ao Santíssimo, louvor, palestras e a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco. Dentre os palestrantes estava o Pe. Eduardo Calandro, da Diocese de Santo André (ABC Paulista), além da excelentíssima Juíza Dra Fabíola Costalonga, da Comarca de Bom Jesus do Itabapoana, que falou sobre o abuso sexual e como o catequista pode identificar casos, durante os encontros.

De acordo com o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, o tema deste encontro é muito sugestivo, porque fala do catequista como presença, que fala ao coração e caminha e cuida junto. “Foi incorporado à tarefa do anúncio, o querigma, com a primeira tarefa da Iniciação à Vida Cristo, o cuidado integral das crianças e adolescentes. Por isso, temos a presença de uma juíza entre nós, porque a formação implica também cuidar. A igreja é evangelizadora, uma comunidade catequizadora, mas também é uma comunidade que cuida da vida das crianças e dos jovens. Por isso, é muito importante a igreja ser obediente à proposta do Papa Francisco da proteção integral dos menores, e a proteção começa com o anúncio, começa com a evangelização, mas também implica em criar comunidades seguras para as crianças e os jovens”, afirmou Dom Roberto.

Segundo o Pe. Alan Nogueira, um dos assessores eclesiásticos da IVC, a importância do catequista se dá pela vocação do Ministério. “Como o Papa Francisco ressalta e deixa muito bem claro, o Catequista possui uma vocação. Esse Ministério é colocado em prática com muito amor, com muita alegria e fidelidade. Como também o Papa Francisco nos inspira a caminhar juntos, é justamente o tema que nós estamos celebrando na nossa diocese. Vamos ser catequista, que fala, toca o coração, caminhando junto, sendo essa presença, a presença de Deus que é transmitida. Então, louvamos e bendizemos a Deus pelo dom de cada catequista”, diz o Pe. Alan.

Já o Pe. Filipe dos Reis, aponta que ao longo do ano foram realizados encontros por forania, com objetivo de reunir um grupo menor para fazer a formação, mas o encontro de Diocesano é importante para manifestar a comunhão. “A gente só cresce se caminhamos juntos, separados a gente não cresce. Então, nós estamos aqui para aprender, para nos formarmos, porque através da formação que a evangelização vai ser mais eficaz. Então, estamos para manifestar a comunhão diocesana entre os catequistas e nós estamos aqui também para aprender juntos, para juntos também crescermos”, declarou o sacerdote.

O vigário episcopal do Vicariato Noroeste Pe. Crimário Tavares esteve presente no evento. O sacerdote afirma que todos somos catequistas, pois somos chamados a conduzir as pessoas para o caminho de Jesus. “É um encontro tradicional, é um tempo de graça na vida da comunidade. Na ação do Espírito Santo para que a igreja possa continuar a missão de formar discípulos e missionários. Então, aos sacerdotes que desempenham bem esse trabalho na iniciação cristã. Eles têm se empenhado para que os encontros possam produzir frutos”, disse o Pe. Crimário.