Festa de São Pedro em Itaperuna com procissão fluvial e ações de cuidado com a Casa Comum

Na cidade de Itaperuna (RJ) a tradição de festejar São Pedro teve procissão fluvial pelo Rio Muriaé e ações de sustentabilidade e de cuidado com a Casa Comum. Padre Luis Carlos Reis de Amorim, da Paróquia São José do Avahy além da procissão fluvial, plantou muda de árvore e soltou alevinos no rio, que vem sofrendo com a degradação ambiental.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Na cidade de Itaperuna o dia de São Pedro foi comemorada com uma procissão de barcos pelo Rio Muriaé, em Itaperuna na quinta-feira (29), dia em que os fiéis celebram o Dia de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores.A programação começou por volta das 9h e contou com celebração religiosa e plantio de árvores.

Já no domingo (2), a partir das 9h, a colônia de pescadores fará uma festa no distrito de Nossa Senhora da Penha. O evento vai contar com palestra sobre a saúde do pescador, brincadeiras e brindes para as crianças.Também fazem parte das comemorações atrações musicais ao longo do domingo na beira rio de Nossa Senhora da Penha. Ainda haverá barracas com comidas típicas, brinquedos para as crianças, bingo e pescaria infantil.

Para a pescadora Alzineide Trindade Silva, o momento é muito especial para todos, principalmente para a colônia e familiares. Ela fala da tradição da pesca, que já passou para o neto.

“Meu neto tem 4 anos e é pescador mirim! Ele já ajuda a limpar peixe e ajeitar rede. Essa é uma data muito importante pra todos nós e o vereador França Bombeiro nos presenteou divulgando o nosso dia no calendário do município. A terceira etapa das comemorações será no domingo com nossa grande festa. Venham nos visitar e saborear as delícias da culinária pesqueira feita pelas mão de quem realmente mostra a profissão!”, destaca a pescadora.

Com informações do Portal G1.