Diáconos permanentes participam de Retiro Canônico

Os diáconos permanentes da Diocese de Campos iniciaram, na noite desta quinta-feira (29/06), a participação no Retiro Canônico, que acontece na Casa de Retiros São Francisco Xavier, na cidade de Domingos Martins, no estado do Espírito Santo. O retiro espiritual teve início com a Santa Missa, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Campos Monsenhor Leandro Diniz, concelebrada pelo Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, que será o pregador do encontro. Até o próximo domingo (02/07), os diáconos irão participar de momentos de reflexão, oração e palestras. Nesta sexta-feira (30/06), o Pe. Alexandre Mothé irá conduzir várias palestras, tendo o encontro como tema central “Vocação: Graça e Missão”. O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, estará presente durante o encontro.

“O retiro dos diáconos deve ser um mergulho em uma espiritualidade diaconal, mas sinodal. Vivendo os desafios do ano 2023 que é um ano vocacional e das raízes, justamente do ministério diaconal renovado pelo Concílio Vaticano II. E viver esse tempo com um espírito sinodal, buscando uma Igreja em saída, rumo às periferias onde estão os pobres. Precisamos de diáconos como Tobias, amigo dos pobres. Isso vai ser a mensagem do Dia do Mundial do Pobre. Essa foi a recomendação de Dom Cláudio Hummes ao Papa Francisco quando eleito. Isso que espero de uma retomada desta identidade e vocação, para acompanhar o processo de escuta, discernimento, acompanhamento e transformação”, afirmou Dom Roberto.

1 Comentário

1. Todo retiro, é um momento forte de oração e amadurecimento na fé e compromisso com a Igreja de Jesus Cristo. Contudo, o tema deste, será ainda mais profundo, rogo a Deus nosso senhor, muita luz pra guiar seu rebanho.