Festa São Joaquim e Senhora Santana em Cimento Paraíso encerrada Domingo

Imagens passaram pelas ruas da Comunidade e missa fechou a programação com presença de fiéis que mantiveram distanciamento social. Festa pedindo pelo fim da Pandemia pela intercessão de São Joaquim e Senhora Santana.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos – Fotos Iara Santos Heleno

Tudo muito novo para a Comunidade Cimento Paraíso que festejaram Domingo São Joaquim e Senhora Santana. A imagem saiu do pátio da Indústria de Cimento com destino a Igreja para a Missa Solene com presença restrita de fiéis que respeitaram as medidas e protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscaras. Emoção e alegria era o sentimento de todos, Na homilia Pe. Maxiliano Barreto destacou o novo jeito de celebrar, mas a fé e o exemplo dos Santos Padroeiros. Recordou a participação dos fieis que lotavam a igreja e a procissão que este ano foi realizada de forma restrita. Uma comunidade que expressou sua fé em Deus e a intercessão dos padroeiros.

— Como me emociono ao ver uma comunidade de fé que sabe celebrar e vencer os desafios desse tempo de desafios e incertezas.  Nas casas, mas demonstrando a confiança em Deus e a certeza de que esse tempo vai passar e no próximo ano todos estarão juntos para festejar. Mas o que é importante é ver o exemplo dos avós em nossa vida. Pude em minha juventude conviver com os meus avós e tenho muito que agradecer pelo exemplo. Minhas avós eram de vida de oração e num tempo que não existiam as pastorais e elas que rezavam nas horas de festas e nas horas de dor. – destaca Pe. Maxiliano Barreto.

A Missa aconteceu de forma restrita de fiéis obedecendo o distanciamento social, mas a festa foi realizada num clima de fé e devoção a São Joaquim e Senhora Santana. Desde a saída das imagens até a igreja muitos fieis de suas casas receberam as bênçãos dos padroeiros. Pe. Maxiliano Barreto acompanhou o trajeto percorrido e se alegrou em ver as pessoas em suas casas, mas com a fé e a certeza de que mesmo tempos difíceis a festa aconteceu.

– O que aconteceu foi muito desafiador. Precisamos preservar a vida das pessoas, mas a Igreja neste tempo nunca abandonou os fieis. Todos os dias, mesmo sem a presença das pessoas, mas a missa era celebrada na Matriz. Hoje aos poucos estamos retornando as celebrações presenciais. Tenhamos fé e aos poucos as coisas começam a mudar, mas ainda temos de manter todos os cuidados, usando mascaras, álcool e distanciamento social. A Igreja cuida da vida. Agradeço a toda a comunidade e esperamos que no próximo ano tenhamos a nossa festa com toda a comunidade presente. – conclui Pe. Maxiliano.