Pandemia cancela peregrinações religiosas a Santuários

Paróquias e Comunidades cancelam e adiam peregrinações religiosas e programam para o próximo ano. A Comunidade de Parque Bela Vista em Campos (RJ), estava programando peregrinação ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro para agosto e as Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Italva faria um turismo religioso as igrejas e santuários do Sul passando pelo Santuário de Santa Paulina.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Viagens programadas a Santuários do Brasil por Paróquias da Diocese de Campos foram canceladas e algumas adiadas para o próximo ano. O Operador de Turismo Religioso, Flavio Martins da Star Golden Turismo destacou que o cancelamento atinge os programas de Peregrinações guiadas pelos sacerdotes que acompanham os grupos. A situação da Pandemia que atingiu a economia e os programas religiosos. A Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida estava já agendada e teve de ser cancelada.

– A perda não atingiu apenas a economia, já que as peregrinações demandam contratação de pessoas, hospedagem e transporte. E o que é mais importante que é um momento forte de evangelização a partir do conhecimento de novas expressões religiosas, devocionais e de espiritualidade. Mas neste momento e necessário priorizar a vida dos fiéis e esperamos que logo passe esse momento de incertezas, – disse Flávio Martins.

A Comunidade de São Pedro, no Parque Bela Vista em Campos estava programando uma peregrinação ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro que passaria pela Igreja de São Pedro, Padroeiro da Comunidade e recorda a peregrinação realizada no ano passado com visitas ao Mosteiro de São Bento e Convento de Santo Antônio. José Mauricio Pessanha de Oliveira destaca o resultado positivo da peregrinação e a expectativa dos fieis da comunidade campista e este ano planejavam visitar a Igreja de São Pedro.

— Quando fomos ao Cristo Redentor a nossa comunidade participou de uma peregrinação e muitos tiveram essa oportunidade de conhecer um dos pontos mais visitados do Brasil. E esta peregrinação gerou expectativas para este ano. Estava sendo planejada para agosto, mas aconteceu a Pandemia que frustrou o plano de nossos fiéis. E o importante é que passando esse momento, certamente teremos no ano que vem a nossa visita. – revela José Maurício.