Festas religiosas de Campos no roteiro de Turismo Religioso

As Festas de Santo Amaro e Santíssimo Salvador em Campos no Roteiro do Turismo Religioso do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é criar um projeto de turismo nas festas que são tradicionais na cidade. Para o Operador de Turismo Flavio Martins o roteiro promove o desenvolvimento do potencial das festas que atraem numero expressivo de visitantes nos meses de janeiro e agosto. Em janeiro um numero de mais de 50 mil pessoas passaram pelo Distrito de Santo Amaro. Já a Festa do Santíssimo Salvador tem um publico considerável em e movimenta a economia local.

– Com as festas no calendário de turismo religioso a expectativa é ajudar a movimentar a economia local e em especial na Baixada Campista. A Festa de Santo Amaro atrai devotos de praticamente de todo o Brasil e pode ajudar a desenvolver a localidade. Precisamos desenvolver toda estrutura para receber os turistas nestes períodos. – destaca Flavio Martins

Tradições culturais e religiosas são os atrativos para as festas religiosas. Em Santo Amaro a tradição da Cavalhada e da devoção ao santo já atinge todo o Brasil. A festa realizada no dia 15 de janeiro é a única no Estado do Rio de Janeiro a receber peregrinos que caminham durante a madrugada com saída do Centro Urbano com destino ao Distrito. O percurso de quase 40 Km é percorrido a pé. Os peregrinos relatam as graças alcançadas e vencem o cansaço com uma caminhada de orações e feitas em grupos.

A Festa do Santíssimo Salvador completa 368 anos e preserva as tradições religiosas da cidade de Campos. Trata-se de um evento que revela muito sobre a identidade religiosa do povo campista informa. A celebração começou na Freguesia de São Salvador, mais tarde transformada na Vila de São Salvador de Campos e, desde 1835, na cidade de Campos dos Goytacazes.

– Em todo esse tempo, a comunidade sempre expôs, com orgulho, a fé pelo Cristo Salvador. O novenário abre a festa que, no dia 6 de agosto, através da procissão, mostra a beleza da manifestação do amor de um povo por seu padroeiro, com uma multidão pelas ruas da cidade, junto da imagem do Santíssimo Salvador. – destaca o jornalista.

Na opinião de Antônio Filho fala da necessidade de apoio das autoridades e de investimento em infraestrutura para receber os turistas para essa modalidade que vem se desenvolvendo nos países da Europa e em algumas cidades brasileiras com festas, igrejas e santuários por onde passam milhares de turistas durante todo o ano.

-É uma ótima oportunidade. Mas, infelizmente, o tempo passa e as autoridades nada fazem para viabilizar essa iniciativa. Seria ótimo se houvesse algum tipo de incentivo para que essas duas festas pudessem ter esse viés de turismo religioso. – revela.