Fiéis de Itaperuna participam de festa na Capela de São Tarcísio

Os fiéis da cidade de Itaperuna, noroeste fluminense, comemoraram com festa o dia de São Tarcísio. A capela dedicada ao santo, pertence à Paróquia de São José do Avahy, contou com a participação de vários padres ao longo de todo o novenário. O dia da festa, contou com a Santa Missa, presidida pelo pároco e também vigário episcopal Pe. Luiz Reis Amorim. A celebração contou com a presença de um grande número de coroinhas, já que São Tarcísio é considerado o padroeiro dos coroinhas e acólitos.

História São Tarcísio – De acordo com o Martirológio, Tarcísio viveu em Roma, por volta do ano de 258, encarregado de levar a Santíssima Eucaristia a alguns fiéis aprisionados foi morto a pedradas na Via Ápia, enquanto defendia as sagradas espécies, guardando-as junto ao peito, contra as tentativas de profanação de um grupo de gentios da mesma idade que ele. Ao saberem, pois, que Tarcísio era católico e que levava consigo o Corpo de Cristo, ruíram sobre ele, espancando-o com grande fúria, até que um soldado romano, também ele cristão, conseguiu afugentar os moleques e levar o corpo do jovem mártir para ser sepultado. Conta-se ainda que as espécies que Tarcísio levava em uma teca desapareceram milagrosamente, sinal de que o cristão que se mantém fiel ao Senhor torna-se com Ele uma só carne, um só coração, seja nas tribulações e dores, seja no momento de uma comunhão feita com profunda devoção e fé.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Paróquia São José do Avahy