Fiéis de Miracema se mobilizam para recuperar o calvário

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

No município de Miracema, na região noroeste fluminense, os fiéis começaram uma mobilização para recuperar um local conhecido entre a população como Calvário. O oratório recebeu, no último dia 15 de setembro, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que foi introduzida após uma procissão. No local, foi entronizada no nicho correspondente a 13º estação da Via Sacra, completando assim, o conjunto escultórico da edificação. A construção começou a ser erguida entre os anos de 1976 a 1982, a partir de uma iniciativa de dois moradores, Hélio Nascimento e Marcelino Argentino, que, com apoio do pároco à época, Pe. José Olavo Pires Trindade. A construção contou com a ajuda da comunidade, que ergueram um dos principais cartões postais do município. O local escolhido para a construção das estações foi a antiga estrada de chão que dava acesso à cidade. Em 1979, foi realizado o primeiro plantio de árvores da área e em 1981 a via recebeu calçamento e iluminação com postes de ferro artisticamente trabalhados que ainda estão no local.

A inauguração do Calvário aconteceu em 15 de setembro de 1982 com uma grandiosa procissão que entronizou no oratório as imagens de Nosso Senhor Crucificado, Nosso Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores. No ano de 1986, o então bispo diocesano Dom Carlos Alberto Navarro, conduziu uma Via-Sacra ao Calvário onde celebrou a Santa Missa pelas almas. Na década de 90, foi criado o Parque Natural Municipal Dr. Walquer Oliveira de Souza que, por sua vez, acrescentou mais valor e beleza à paisagem local. Desde sua inauguração são realizadas meditações da Via-sacra no período da Quaresma.

Após quarenta anos, desde a sua inauguração, a chegada da imagem de Nossa Senhora da Piedade em tamanho natural, marca o início de um projeto maior que foi a reforma do Calvário que já vinha sofrendo deterioração pelo tempo. Em agosto de 2023 foi criada a Associação de Amigos do Calvário de Miracema com objetivo principal de integrar interessados na preservação deste monumento religioso para recuperar o conjunto, bem como realizar melhorias necessárias e, posteriormente, promover a manutenção permanente das edificações. O grupo possui apoio do Monsenhor Matheus Panackakuzhy, Pe. José Olavo Trindade, Pe. Joseph Thekkel e Pe. Gustavo Ammar.