Pe. Maxiliano Barreto prepara estratégias para as missas presenciais em Italva

Em Italva o Prefeito Interino, Alcirlei de Campos Lima, publicado na segunda feira (22/06), o Pe. Maxiliano Barreto iniciou as reuniões preparando as equipes de Liturgia, acolhida, canto e Pastoral da Comunicação e funcionários para a adequação a realidade. As celebrações serão em três horários no Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus com todas as medidas e protocolos sanitários e as orientações da CNBB- Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil mantendo ocupação em 30% da capacidade do espaço celebrativo, alem do uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel.

Pe. Maxiliano Barreto em mensagem nas Redes Sociais adverte aos fieis a necessidade de cumprimento de todas as medidas da Defesa Sanitária e destaca os preparativos para receber os fieis neste tempo de Pandemia do Coronavirus. E mesmo com as celebrações presenciais os horários da Matriz das 7h e 19h serão com limitação de participantes e transmissão pelas Redes Sociais e Rádio Aliança.

Para o sacerdote é um momento de reinventar uma forma desafiadora de continuar as atividades religiosas e com os devidos cuidados e levando em consideração a saúde e o enfrentamento do Covid 19 e evitando que haja contaminação da população. Voltar as celebrações de forma responsável. Desde o dia 19 de março, Solenidade de São José que as celebrações acontecem sem presença de fieis.

– Mesmo sem as missas presenciais a nossa Paróquia manteve todas as solenidades, desde a Semana Santa. Com profunda dor no coração de Pastor, mas estamos tranqüilos. E as missas acontecendo diariamente de segunda à sábado e o atendimento da secretaria apenas pelo telefone. Pastorais se reinventando com atividades pelas Redes Sociais. E a minha gratidão a toda a comunidade paroquial pela fidelidade ao Dizimo. Agora minha preocupação è que a volta as celebrações possa alimentar espiritualmente nossos fieis, mas mantendo os cuidados e precauções. A Igreja é defensora da vida, que todos tenham tranqüilidade e respeitem todas as normas. – disse o padre.

Mesmo sem estar presencialmente nas aulas de Catequese de casa continuam em comunhão com as catequistas e a criatividade e solidários a todos nas casas. A razão se une a emoção, coração e uma ação simples, mas que faz toda a diferença. As cartinhas de amor e carinho chegando aos idosos em suas casas.  Nas Solenidades de Corpus Christi a emoção de receber a benção do Santíssimo nas casas com a passagem do cortejo eucarístico. Casas enfeitadas e corações movidos pela emoção e pelo conforto da benção dos sacerdotes.

– A Catequese de Italva não deixou passar em branco, mesmo diante da Pandemia. Serão abençoados por esta atitude de fé. Encontraram meios para exaltar Jesus na Eucaristia, mostrar que Ele é digno de todo louvor e honra. Através das mãos das crianças demonstraram que na casa da Imaculada esta festividade será celebrada, para agradecermos o tamanho do seu amor por nós e o tamanho do nosso agradecimento por Ele. – revela Viviam dos Santos.

E Completa Olivia Cristina “Esse ano não será como de costume, não poderemos ir às ruas…. Mas nosso tapete em honra ao Santíssimo Sacramento será feito! Na simplicidade, na casa do Senhor e estaremos todos juntos, unidos em oração!”.

Texto: Ricardo Gomes- Diocese de Campos

Fotos: PASCOM PAROQUIAL