Fiéis de Nossa Senhora da Penha se preparam para Festa tradicional em São João da Barra
Com avanço na vacinação contra Covid 19, e Decreto Municipal flexibilizando realização de eventos a Festa de N S da Penha, na Praia de Atafona, São João da Barra se prepara para receber fiéis nas missas e atividades religiosas. Festa recebe grande número de devotos de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Fotos: Elder Amaral
Fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha já se preparam para a Festa que é tradição na Praia de Atafona, São João da Barra. Com o Decreto Municipal que autoriza eventos religiosos e culturais a Irmandade que coordena o Santuário está aguardando fechar parceria com a Prefeitura Municipal para o apoio logístico. As celebrações das missas e atividades religiosas já estão sendo organizadas.
– Nós estamos trabalhando com duas possibilidades, sendo a de ser como nos últimos dois anos e o retorno da festa como era antes da pandemia. Caso isso aconteça, temos uma festa pronta totalmente renovada com algumas inovações na programação religiosa e recreativa cultural. Na medida do possível vamos trabalhar para resgatar algumas tradições perdidas no tempo – relatou Adyvan Pedra.
Na opinião de Adyvan Pedra a expectativa é que este ano algumas atividades religiosas possam acontecer, mantendo todos os protocolos sanitários, mas com um numero maios de fieis. A tradição centenária deve ser preservada com todos os cuidados para evitar que aconteça aumento de casos do Covid 19. Adyvan recorda com tristeza os dois anos que a festa teve restrições severas, mas que mesmo nesse tempo a fé e devoção a Virgem da Penha foi mantida pelos devotos e moradores da praia sanjoanense.
Tradição de 165 anos de festa e devoção
O sonho de Adyvan Pedra, atual Provedor da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha é voltar a realizar toda a programação religiosa e cultural que atrai devotos de todo o Estado do Rio de Janeiro. Uma tradição que está completando 165 anos. Procissões, missas e shows religiosos que faziam parte da programação antes da Pandemia já podem acontecer mediante o Decreto Municipal que flexibiliza eventos religiosos e culturais no Município de São João da Barra.
– Nos oito dias de festa celebram-se várias missas, terços, ladainhas além da carreta que acontece no domingo de páscoa, a procissão fluvial que sempre é feito no domingo da festa da Divina Misericórdia e a procissão terrestre que acontece na oitava da páscoa, reunindo milhares de devotos provenientes do Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, entre outros que descalços percorrem com fé e devoção as principais vias públicas da Praia de Atafona em forma de gratidão por graças alcançadas durante o ano. – conclui Adyvan.