Forania Baixada Litoral promove a 1ª Olimpíada dos Coroinhas

A palavra coroinha, com a qual costumamos designar as crianças e adolescentes que auxiliam os padres nas missas, tem origem incerta. Segundo uma versão muito divulgada, o termo vem da expressão latina “puerichori” que quer dizer “meninos do coro”.

A Forania da Baixada Litoral promove neste sábado (05/08), a 1° Olimpíada dos Coroinhas. Objetivo do encontro é promover a fraternidade e a unidade, onde todos são vencedores. O encontro contou com a participação das Paróquias São João Batista e Nossa Senhora da Penha (São João da Barra), Nossa Senhora de Lourdes (Parque Imperial), Nossa Senhora das Graças (Baixa Grande) e São Gonçalo (Goitacazes). A Forania abrange as paróquias, quase-paróquias, reitorias da baixada campista e do município de São João da Barra. Os padres também estiveram presentes Pe. Michael Bruno, Pe. Dênison Martins e Pe. Fabiano Goulart. O encontro aconteceu no Ciep Municipalizado Professora Gladys Teixeira, que fica no Centro do município de São João da Barra.

História – Eram as crianças que cantavam no coral da Igreja e que, algumas vezes, eram selecionadas para servir ao Altar. Devido às necessidades pastorais, o Papa João Paulo II autorizou, por meio da Instrução Redemptionis Sacramentum, acerca da Santíssima Eucaristia, “as crianças e os adolescentes do sexo feminino para servirem com a mesma dignidade os sacerdotes conforme as circunstâncias pastorais”. Assim, a terminologia “coroinha” expressa a mesma dignidade “litúrgica funcional”, quer se trate de menino, quer se trate de menina.