Pastoral da Iniciação Cristã realiza live de encerramento do ano catequético na Paróquia São Gonçalo

Camila Siqueira (Pascom São Gonçalo)

A Pastoral da Iniciação Cristã da Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes, na baixada campista, promoveu no último domingo (20/12) uma live especial para finalizar o ano catequético catequético paroquial. Foi uma programação com muita oração, retrospectiva da gincana bíblica (ocorrida em setembro/ outubro), retrospectiva de momentos da catequese no decorrer do ano, testemunho dos pais, mensagens das catequistas e diversas apresentações dos catequizandos.

O encerramento das atividades da catequese, que em outros anos era feito com a presença de todos o trabalho foi realizado de forma virtual. Houve momento de oração e exibição de vídeos com a retrospectiva das atividades da catequese, como a gincana virtual, por exemplo, além de mensagens de Feliz Natal das crianças, pais e catequistas. As comunidades de Tocos, Ponta Grossa, Canto do Rio, Parque Real, Nova Goytacazes e a própria Matriz se uniram para levar as crianças, famílias e catequistas um momento de oração e reflexão deste ano tão diferente. “Em todos os anos sempre houve a realização de dois momentos de fim de ano, um com as apresentações natalinas das crianças e outro com a confraternização entre os catequistas. Com a impossibilidade de nos reunirmos no salão da igreja deviso as restrições de contato social, a live foi uma forma de realizarmos os dois momentos celebrativos que tanto fazem parte da nossa catequese”,  disse o coordenador paroquial da IVC – Eucaristia  Valdeir Julio.

Durante a live também aconteceu o lançamento do filme “O nascer da Esperança”, produzido e atuado pelas crianças, adolescentes e jovens da Pastoral da Iniciação Cristã – Etapa Eucaristia. Apresentado pela co-diretora da produção, Stephany Carlos, o filme conta a história de Ruim, um menino foi rejeitado pelos pais, viveu em um orfanato e teve uma vida de muita violência e falta de amor. Na véspera de Natal, Ruim conhece o bom amigo Jesus, o que lhe dá nova esperança.

Um tema recorrente na live que contou com a participação das catequistas de Nova Goytacazes, Tocos  e da matriz foi a criatividade e o desafio de fazer catequese durante a pandemia. “Foi um ano em que mais do que nunca a família esteve presente nesses momentos de encontro com suas crianças, sendo mais forte a relação de uma catequese familiar”, declarou o pároco Pe. Antônio Marcello. Também foram lembradas as pastorais que atuam em conjunto para fazer de nossa igreja um espelho da comunidade apresentada em Atos dos Apóstolos, cuja palavra nos fala: “A multidão dos fiéis eram um só coração e uma só alma”(At 4,32).

Não sendo possível reunir toda a catequese para as apresentações natalinas, com criatividade, como em todo o ano de 2020, a pastoral deixou uma mensagem para as crianças, para suas famílias, para a paróquia e também para cada um de vocês que apesar de todas as dificuldades do ano continuam seguindo o salmista quando diz “Louvai ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia” (Sl 117, 1). Ao final da live o Padre Liomar dos Santos proferiu uma bênção.

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)