Há 25 anos o Bispo emérito Dom Roberto Guimarães era nomeado para a Diocese de Campos

O domingo (22/11), foi uma data especial para a vida do Bispo emérito, Dom Roberto Gomes Guimarães, assim como para toda a Diocese de Campos dos Goytacazes, pois há 25 anos saía oficialmente à nomeação do então novo Bispo diocesano.

Irmã Maria Rosa e as Irmãs do Instituto de Nossa Senhora d Bom Conselho, acompanham Dom Roberto há 25 anos.

Em postagem nas redes sociais a Irmã Maria Rosa, do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, que acompanha o Bispo há 20 anos, e atualmente é responsável por todos os cuidados médicos, relembrou a data. “Neste dia o nosso amado Pastor dava mais uma vez o seu Sim, acolhendo a vontade de Deus para ser o pastor de sua amada igreja, aqui nesta diocese. Um pastoreio marcado por uma vida de humildade… vida de oração… de amor pelos mais necessitados… grande zelo e cuidado pelos seus filhos sacerdotes e seminaristas… intenso incentivo e acolhida ais jovens vocacionados… enfim… enfim um pastoreio marcado pela santidade”, afirmou a Irmã Rosa.

Dom Roberto, que tem 84 anos, chegou a ficar internado entre os dias 21 de fevereiro a 14 de março, deste ano, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele continua o tratamento e os cuidados médicos na própria casa.

História – Roberto nasceu em Campos em 1936. Em 1950 iniciou seus estudos eclesiáticos no Seminário Arquiocesano. São José de Niterói. Terminando o Seminário Menor estudou Filosofia no Seminário Arquiocesano São José, Mariana , Minas Gerais, concluindo também Teologia. Em 1961 ordenou-se sacerdote na Catedral Basilica Menor do Santíssimo Salvador.

Foi professor de Seminário da Basilica Menor de Maria Imaculada em Varre-Sai, Vigário Paroquial em Natividade (1964), em São Fidélis (1965 a 1967) – sendo professor do Ginásio Fidelense – e de Lage de Muriaé (1967- 1968), Pároco em São Benedito, Itaperuna (1968 – 1973) e em São José do Avahy também em Itaperuna (1973 – 1995).

Em 1981 ficou encarregado do Seminário do Seminário Diocesano de Maria Imaculada, coordenador da Pastoral Vocacional, de Catequese e Dir. Diocesano da Educação Religiosa da Rede Estadual. E ainda integrou o conselho Presbiterial. Foi nomeado vigário geral da diocese de Campos em 1994 e por sua santidade o Papa João Paulo II Bispo Diocesano de Campos em 1995.

A Sagração Episcopal e a posse se deram em 7 de janeiro de 1996, festa da Epifania do Senhor, na Catedral – Basílica Menor do Santíssimo Salvador. Tornou-se Bispo Emérito de Campos no dia 30 de julho de 2011.