Diocese de Campos promove Assembleia Diocesana online

“A Diocese precisa ser a Igreja da Palavra e da Eucaristia”, afirmou Dom Roberto. Durante o encontro foi abordado à necessidade de transformações sociais e culturais que visam uma conversão pastoral a fim de que “nas comunidades cristãs se realize uma decisiva escolha missionária, capaz de transformar tudo, para que os costumes, estilo, horários, linguagem, e toda a estrutura eclesial se tornem um canal favorecendo mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação” (Instrução “A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja”, nº5).

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos / com informações Seminário Maria Imaculada)

Fotos: Carlos Júnior (Pascom Diocese de Campos)

A Diocese de Campos promoveu no último sábado (21/11), a Assembleia Diocesana 2020, direto da Igreja Matriz Santa Teresinha, no bairro da Pecuária, em Campos. O evento contou com a participação de parte do clero diocesano, os fiéis leigos acompanharam pelas redes sociais da Diocese de Campos. Durante o encontro o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco divulgou as ações realizadas pela Igreja nos anos de 2019 e 2020. Após abertura e leitura da Ata da visita Ad Limina, foram explicitados pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, os desafios enfrentados pela diocese no atual contexto da pandemia. “Um dos pontos desta Assembleia é reforçar que a Diocese de Campos tem que ser a Igreja da Palavra e da Eucaristia. Um dos desafios é a Igreja do Pão e da partilha com os pobres”, declarou o bispo diocesano.

Pe. Alexandre José de Albuquerque, coordenador de Pastoral da Diocese de Nova Friburgo

Os jovens seminaristas do Seminário Diocesano Maria Imaculada, em comunhão com toda a Diocese, participaram virtualmente do encontro. Palestrante da Assembleia Diocesana, o Pe. Alexandre José de Albuquerque, atual coordenador de Pastoral da Diocese de Nova Friburgo, tratou os principais pontos da Instrução “A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja”, a qual atenta, a partir de uma reflexão da eclesiologia do Concílio Vaticano II, para a necessidade de transformações sociais e culturais que visam uma conversão pastoral, tendo uma decisão pela escolha missionária. Tendo a Paróquia, como ponto de partida e centro de espiritualidade, o sacerdote abordou temas como a conciliação da comunidade paroquial e da igreja doméstica. Após a Assembleia, o clero participou de uma reunião com o Bispo Diocesano para abordar o calendário diocesano e orientações da importância da transparência na administração das paróquias.