Histórias de Fé: Matriz de São Fidélis será elevada a Santuário

Nos 400 anos de morte de São Fidélis de Sigmaringa e na Diocese de Campos (RJ) a Igreja Matriz na cidade de São Fidélis (RJ) será elevada à Santuário. A cerimônia será presidida no dia 24 de abril de 2022 em missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Railane Lemos (Pascom)

A Matriz de São Fidélis de Sigmaringa, na cidade de São Fidélis (RJ) guarda histórias de fé e devoção ao padroeiro e no próximo ano nas celebrações dos 400 anos de martírio a igreja matriz será elevada a Santuário com cerimonia que será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz no dia 24 de abril de 2022. Com a elevação a igreja passa a ser um centro de peregrinações e romarias, tendo como exemplo o santo martirizado pelos calvinistas.

– As lições de São Fidelis após 400 anos de martírio são exemplos para a nova evangelização de acreditar no poder da palavra de Deus para persuadir, dialogar com a fé com todos os cristãos, porque ainda é sinal de contradição a divisão entre nós. A mansidão e a catequese de São Fidelis continua sendo um meio de aproximação, embora com as limitações daquele tempo no contexto minado pela intolerância daquele momento. – revela Dom Roberto Francisco.

Dom Roberto destaca ainda a proposta de ser bom e de esclarecer o povo e dar argumentos já começa uma reviravolta até chegar ao Concilio Vaticano II e o início do Movimento Ecumênico que surge na Conferência de Edburgo em 1910 e isso revela a atualidade de São Fidelis, uma figura emblemática defensor dos pobres, presente no mundo da doença e um grande catequista.

– E importante  mostrar que São Fidelis continua vivo e o santuário se torna um lugar de memorial da fé para conhecer a vida de São Fidelis, guardar seu testemunho e apresentar as novas gerações que os mártires sempre serão os guardiães dos direitos humanos e a importância de levar a sério a diversidade religiosa, o dialogo ecumênico porque uma sociedade que perde essa dimensão se torna totalitária e vai ao encontro da tirania do autoritarismo, da democracia sem valores e demagógica e dirigida por pessoas que querem dominar, perpetuar a sua liderança, mesmo carismática que se aproveita de interesses escusos. – disse o bispo.

“São Fidelis em toda a sua vida religiosa e consagrada de frade capuchinho mostrou a sua opção aos pobres, os doentes e a evangelização da adversidade, do conhecimento e deu uma marca diferenciada a Contra- Reforma.” São Fidelis morreu pela unidade dos cristãos.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo Diocesano de Campos

E finalmente, Dom Roberto revela que São Fidelis é exemplo de fé e de cuidado neste tempo em que a humanidade vive uma crise sanitária global com a Pandemia do Covid 19 que causou milhares de mortes em todo o mundo.

–  No tempo em que viveu São Fidelis haviam pestes e ele dedicou muito de seu tempo aos doentes e ele inspira ao cuidado com a vida e o todo da pessoa do doente em todas as suas dimensões e nunca negar o conforto da fé e a do evangelho e da fé, porque só venceremos o vírus é necessário um resiliência espiritual, ter a vontade e a paixão de viver e só Deus pode dar. São Fidelis é esse mutirão de enfermeiros, médicos e em especial a função do capelão dá a transcendência e a ligação antropológica. – conclui Dom Roberto.

Fé e vivencia

Silvana Sodré do Nascimento tem sua história de fé ligada a Igreja de São Fidelis. Foi batizada, fez sua primeira comunhão e o exemplo do santo ajuda a inspirar sua vida em busca da santidade. Recorda as procissões nas festas. Desde a infância aprendeu a amar São Fidélis e hoje se alegra de ter sua família no serviço na igreja.

– Falar da minha vivência neste templo que é a Igreja Matriz de São Fidélis, é uma honra muito grande. Desde que nasci, foi aqui que minha fé foi plantada, cresceu e continua crescendo. Foi na Matriz que recebi os sacramentos do Batismo, Crisma, Eucaristia e Matrimônio.Fiquei um tempo longe pois mudei de cidade e quando voltei pra São Fidélis, foi aqui que me casei e criei meus filhos na fé.Este templo diz muito para nós católicos, para nossa cidade, pois é um referencial não só de fé, mas de cultura e turismo. Os visitantes ficam admirados com nossa igreja. A devoção à São Fidélis vem desde pequena acompanhando as procissões, as novenas, as barraquinhas em torno da Matriz … todo um acontecimento no mês de abril   para festejar o padroeiro.São Fidélis é aquele que advoga por nossas causas, advogado dos pobres, devoto da mãe Maria. Nosso padroeiro tem muitas virtudes e a gente tenta imitá-lo.E hoje meus netos servem aqui como coroinha e eu sou Acólita instituída e muito feliz por servir a Deus na Igreja Matriz de São Fidélis. Conta Silvana.

Um novo tempo

Com a chegada do Pe. Marco Antônio Soares a comunidade inicia um novo ciclo, com novas perspectivas. Desafios pastorais já preparando para durante a Festa do Padroeiro a Igreja matriz ser elevada a Santuário celebrando os 400 anos de martírio de São Fidelis de Sigmaringa. Um tempo para meditar nos exemplos deixados pelo santo.

E este ano inicia já com um novo governo pastoral. Pe. Marco Antônio Soares já empossado dá início ao projeto de preparação da igreja matriz para ser elevada a condição de Santuário. Na ocasião da cerimonia de posse (20/12) já recebeu do Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz a missão de apascentar as ovelhas e ajudar na construção das bases para a graça de celebrar os 400 anos de martírio de São Fidélis de Sigmaringa seguindo seus exemplos de fidelidade ao Cristo e aos pobres.