Igreja no Brasil se reinventa para dinamizar a vida pastoral no contexto da pandemia

A observação às orientações de autoridades políticas e médico-sanitárias, que exigem o distanciamento social como método para evitar a propagação do novo coronavírus, não impediu que a Igreja no Brasil deixasse de realizar ações para dinamizar a vida pastoral de suas comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Eventos antes realizados presencialmente agora estão sendo organizados em formato remoto e à distância, com a utilização das plataformas digitais.

Um exemplo foi a realização do Retiro Espiritual do Clero da diocese de São João del-Rei (MG) de forma remota na manhã do dia 21 de julho. O evento online contou com momentos de oração e reflexão, com a participação de frei César Cardoso de Resende. Segundo o bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento, o Retiro Espiritual sempre é um convite a voltar ao primeiro amor.

“Ajuda cada padre a assumir sua vida com alegria, generosidade e fidelidade para que prossiga  com o seu ministério e com fidelidade a Deus e ao povo. Considerando que não tivemos nosso Retiro Espiritual, vamos realizar três dias de espiritualidade através de videoconferência”. Assim como a experiência da diocese de São João del-Rei, outras experiências estão sendo realizadas na Igreja no Brasil.