Jubileu dos Catequistas reúne mais de mil pessoas na cidade de Italva

“Catequista eu falo que é a essência da Igreja, pois a Igreja existe para evangelizar e para isso é preciso uma catequese”, declarou Pe. José Carlos.

Fotos: Pascom A Voz da Imaculada

A Diocese de Campos realizou no último domingo (28/08), quando a Igreja celebrou o Dia do Catequista, o Encontro do Jubileu dos Catequistas, dentro da programação do Centenário da Diocese. O encontro, realizado na cidade de Italva, noroeste fluminense, que reuniu 1.300 pessoas de todas as 17 cidades que compõem o território diocesano, foi realizado no Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus, no bairro São Caetano.

O encontro reuniu vários sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas e o povo de Deus que tem se dedicado as três etapas da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã, nas paróquias. Ao longo de todo o dia os catequistas participaram de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor e a Santa Missa. A celebração foi presidida pelo vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz, concelebrada por vários sacerdotes dentre eles os responsáveis pela Comissão Diocesana nos dois Vicariatos (norte e noroeste) Pe. Fabiano Goulart e Pe. José Carlos Fernandes.

“Nesse dia que nós celebramos o dia dos Catequistas, a mensagem que eu deixo é que para tenhamos uma evangelização eficaz é preciso de uma catequese. Nós cumprimentamos de modo especial a todos os catequistas, pois a vocação é o servir com amor os educadores da fé. Quero parabenizar a todos nas três etapas. Catequista eu falo que é a essência da Igreja, pois a Igreja existe para evangelizar e para isso é preciso uma catequese”, declarou Pe. José Carlos, responsável pelo Vicariato Noroeste.

Para a catequista Anatelma, foi muito importante participar do encontro. “Há mais de 30 anos fui convidada a participar da catequese. Hoje eu louvo ao Senhor por esse momento, depois de todo esse problema da pandemia eu louvo a Deus por tudo que estamos vivenciando. Que venham mais catequistas e mais catequizando”, declarou Anatelma.

Ao final do encontro os catequistas participaram de uma caminhada pela paz em direção ao monumento de Nossa Senhora Aparecida, que fica próximo da rodoviária. De acordo com a Comissão Diocesana da IVC, a Prefeitura de Italva apoiou o evento. Foram cedidas as coberturas da Secretaria de Saúde com forte aparato dentro do encontro e a GCM para garantir a segurança e bom fluxo no trânsito na hora da passeata final.