Lançado livro do Centenário da Diocese de Campos

Livro resgata as histórias e a construção do legado da criação da Diocese de Campos. Uma construção coletiva de religiosos, sacerdotes, bispos e fiéis, que ajudaram a preparar as bases da igreja presente na sociedade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Fotos: Antônio Filho (Comunicação Diocese de Campos)

Na manhã da quarta-feira (23/11) durante a Assembleia Diocesana que aconteceu nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, aconteceu o lançamento do livro História da Diocese de Campos: 100 anos de Evangelização, resgatando histórias, desafios e o legado de construção de 100 anos da Diocese de Campos.

O livro resgata as histórias construídas desde a presença do primeiro bispo a partir da criação da nova circunscrição eclesiástica no dia 4 de dezembro de 1922. Dom Roberto Francisco destaca os desafios desde a chegada do primeiro bispo para a formação do clero, mas revela as construções e os atores sociais para a formação da Sé Diocesana.

O livro foi resultado de um trabalho organizado pela Comissão Diocesana dos Bens Culturais que reuniu documentos desde a Bula de criação da Diocese de Campos, no dia 4 de dezembro, recebendo o primeiro bispo, D. Henrique César Fernandes Mourão (1925-1935), que deu início a formação da Sé Diocesana após a sua chegada, vencendo desafios econômicos e estruturais.  O livro coloca em relevo alguns personagens importantes, destacando padres que fizeram história. A construção da atual Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, um dos cartões postais da cidade, um levado do Monsenhor João de Barros Uchoa.

Em Campos dos Goytacazes a figura emblemática do Padre Antônio Ribeiro do Rosário, um homem simples que deixou um legado na educação e na defesa do pobre em sua carreira política na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Na memória coletiva os frutos e as lições deixadas como exemplo de sacerdote e de homem simples, que soube conciliar a ação sacerdotal, mas sem se descuidar da missão de cuidar dos mais fragilizados da sociedade: os pobres a quem dedicou a sua vida.