Mês da Bíblica com palestras e encontros de aprofundamento, em Italva

Durante o mês de setembro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Italva vai realizar encontros sobre a Bíblia. No dia 21 de setembro a Ir Silvana Freire, da Livraria Paulinas, fará uma palestra e será realizada a Celebração de encerramento do mês dedicado a Palavra de Deus. Pe. Maxiliano Barreto chama a atenção para a meditação da Palavra de Deus. Este ano será refletido tema Porque m’Ele nossos povos tenham vida- Primeira Carta de João. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4, 19)

– Muito importante a meditação da Palavra de Deus, que sustentam a nossa caminhada. E preparamos encontros que serão realizados na nossa igreja, mas nas casas. E a Primeira Carta de João é um convite a refletir na nossa caminhada. – disse Pe. Maxiliano Barreto.

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG. E foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica e finalmente assumido pela CNBB e se estender em âmbito nacional. Atualmente é realizado em vários países da América Latina e, do continente africano.

Este subsídio contém quatro encontros precedidos por um texto para aprofundar o tema que será discutido, partilhado e rezado. O primeiro encontro aprofunda 1Jo 1,1-10, quando o autor testemunha sua experiência com a Palavra da Vida e exorta sobre a necessidade de comunicá-la. Jesus como oferenda de expiação, o mandamento novo e o permanecer em comunhão com Deus e com o outro serão abordados no segundo encontro. No terceiro encontro, reflete-se sobre quem são os anticristos mencionados em 1Jo 2,15-3,10 e o último encontro falará sobre o que significa acreditar que Jesus é o Messias e o Filho de Deus e quais as consequências éticas do Batismo. Há também no subsídio um texto de aprofundamento para a Celebração final e uma maratona bíblica que poderá ser realizada em grupo, na paróquia, pastoral ou movimento.

Texto: Ricardo Gomes

Fotos: Divulgação / Paulinas