Missa com batizado e primeira comunhão marcam a solenidade da Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Maria Oliveira (Pascom – Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

No Sábado Santo, ou popularmente conhecido como Sábado de Aleluia (30/03), é celebrada a Vigília Pascal que antecede o dia da Páscoa do Senhor. Nesse sentido, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além da Santa Missa da Vigília, também realizou batizado e primeira comunhão de membros da Paróquia. No entanto, devido às chuvas, a tradicional bênção do fogo aconteceu na entrada principal da Paróquia. Em seguida o Círio Pascal foi aceso e, a partir dele, os fiéis também acenderam suas velas. O Círio representa o próprio Cristo Ressuscitado, luz dos povos.

Com as luzes da igreja apagada, ao passo que o Padre Carlos Augusto Duncan anunciava: “Eis a Luz de Cristo”, o Círio Pascal percorria a nave central da igreja pelo Diácono Demir Moraes até o altar. Outro momento que também marca a celebração foi a entoação do canto do Exultet e no decorrer da liturgia da Palavra o Hino do Glória e a proclamação da Páscoa, manifestando a alegria do Cristo Ressuscitado.

A Missa é composta por 5 momentos específicos: a bênção do fogo novo e do Círio Pascal que remete à Luz que venceu as trevas; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a Liturgia da Palavra, na qual conta uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e a Liturgia Eucarística. “Como aquela mulher que corria para o túmulo, muitos de nós ainda traz dúvidas, tristezas e angústias. Mas é Deus que vem ao nosso encontro, através do seu Filho Jesus que morreu para nos salvar. Entretanto, a história não termina em desespero. Ainda que muitos não creiam, eu vos digo: Cristo deixou o sepulcro vazio”, disse animado o padre Carlos Augusto, que ainda continuou a reflexão da noite.

“Já não existe mais obstáculos para nos encontrar com Deus. Somente o nosso orgulho e a falta de fé nos afastam do Criador. Mas, mesmo assim, Ele vem ao nosso encontro e transforma nosso coração de pedra em um coração de carne. Sendo que, para isso é necessário morrer para si e nascer de novo pela água e pelo espírito”, ressaltou o padre.

Na sequência, houve a benção da água batismal e o catecúmeno Miguel Machado Beliene Cordeiro, 11 anos recebeu o Sacramento do Batismo. Toda a Igreja reunida o acolheu com uma calorosa salva de palmas. Logo em seguida, o padre Carlos Augusto fez a aspersão de água benta para abençoar toda a assembleia. Ao ver o filho receber o sacramento do batismo, a mãe Silvana Machado e Silva revelou a alegria de vê-lo dando esse passo. “Devido a tantos contratempos no passado, não conseguimos leva-lo ao Batismo. Dessa vez foi uma decisão dele, inclusive para a escolha do padrinho”, disse alegre Silvana.

Outro ponto em destaque foi a realização da primeira comunhão de quatro membros da turma de Iniciação Cristã para adultos da Paróquia, sendo Andreia Conceição Paula da Silva Rogério, 54 anos, Miriam Batista de Araújo, 59 anos, Benicio de Souza Fortunato e Gabriel da Silva de Almeida, ambos 15 anos. Ao receber Jesus na espécie do Corpo e Sangue, Miriam Batista diz ter realizado seu sonho. “Eu era de outra denominação religiosa e entrei na igreja católica em 2015. Desde que comecei a participar, eu me emocionava, pois sentia o desejo de receber Jesus na Hóstia Consagrada. Esse ano eu determinei e hoje concretizei esse sonho”, contou Mirian aliviada.

Ao encerrar a Santa Missa, adentrou a parte central da igreja, anjos e um jovem caracterizado de Cristo Ressuscitado. Logo em seguida uma chuva de confetes aconteceu, promovendo entusiasmo entre os fiéis que cantavam e batiam palmas na alegria de Cristo Ressuscitado. Durante a saída, todos os participantes da Santa Missa de Vigília ainda receberam um mimo: bombom com uma mensagem de Páscoa.

Domingo de Páscoa – No território paroquial, as Celebrações das Santas Missas aconteceram na Matriz, às 7h e 19h30min, Capelas Nossa Senhora da Conceição, às 9h e Santo Expedito, às 17h.

“Celebrar a Páscoa é celebrar a vida nova em Cristo pelo Espírito Santo que recebemos no batismo. Portanto, somos chamados a dar a boa notícia por excelência, a testemunhá-la, pois a alegria Pascal deve ser daquele que encontrou o seu Senhor. Por essa razão, vimos que todas as leituras se direcionam a essa boa nova. Sua ressurreição é a certeza de que o bem vence o mal, o amor vence o ódio, santidade vence o pecado e a vida vence a morte”, finalizou o padre Carlos Augusto durante a homilia.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *