Missa da Ceia do Senhor reúne fiéis na Catedral

Texto e fotos: Antônio Filho – Diocese de Campos

Realizada na noite desta quinta-feira (14) na Catedral do Santíssimo Salvador a Missa da Ceia do Senhor reuniu um bom número fiéis. Presidida pelo Bispo Diocesano, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a celebração foi concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco da Catedral, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz e pelo reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé. Os seminaristas cerimoniaram a celebração e entoaram os cânticos.

Uma das celebrações mais tradicionais da Semana Sana, a Missa da Ceia do Senhor, realizada primeiro dia do Sagrado Tríduo Pascal, foi marcada pela bonita tradição do rito de lava-pés, este ano voltada para a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema “Fraternidade e Educação”. Na ocasião, Dom Roberto lavou os pés de estudantes e professores das seguintes instituições: Colégio Eucarístico, Ph, IseCensa, Uenf, Ciep Santa Rosa, Rotary II, Iff e Thieres Cardoso.

– Vivemos o momento que antecede não um rito, mas o ato de dar a vida, como fez Jesus. Que o mistério de nossa fé seja capaz de viver toda essa experiencia, pois a vida do cristão é uma eucaristia prolongada, para transformar o mundo. Todos nós precisamos da graça de Deus e da transformação que ela é capaz de provocar em nossas vidas. Vamos viver, com intensidade de oração, o Sagrado Tríduo Pascal – disse Dom Roberto Francisco.