Missa de Dedicação e Bênção em Porciúncula

Dom Roberto Francisco presidiu na noite da segunda feira, em Porciúncula, Noroeste fluminense Missa de Dedicação da Igreja Sagrada Família, dentro das comemorações dos 95 anos da Paróquia Santo Antônio. Celebração teve presença de fiéis e de sacerdotes.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Cobertura fotográfica: Felipe da Silva Fernandes

Na comemoração dos 95 anos da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Porciúncula, Noroeste Fluminense foi realizada na noite da segunda feira (13/11) Missa de Dedicação e Bênção da Igreja Sagrada Família, concelebrada pelo Pároco, Pe Thiago Zacarias Linhares e pelos Padres Edmo Wellington Eiras de Oliveira Reis, Pe. João Roberto e Pe. Rogério Cabral, responsável pela Cerimônia. A Santa Missa teve presença de diáconos permanentes e de fiéis da comunidade.

Do sonho do Pe. Thiago Linhares Zacarias Linhares surge em 2015, dando inicio aos trabalhos de presença da igreja no bairro que surgia e em 18 de novembro de 2016, nas comemorações dos 90 anos de criação da Paróquia Santo Antônio acontecia a bênção da pedra fundamental e iniciava a construção de uma nova igreja, já buscando inspiração nas diretrizes do Concílio Vaticano II de uma construção que revelasse uma igreja que expressa a fé, arte e evangelização.

Desde o Projeto assinado pelo Arquiteto Almir José Neves até a preparação do espaço litúrgico com painéis do artista sacro Romolo Picoli Ronchetti a igreja revela uma concepção conciliar unindo arquitetura a arte sacra. O arquiteto buscou sua inspiração numa linha de retomada da igreja na arte do cristianismo primitivo que segue nos painéis sacros retratando no Centro o Cristo. Com inspiração nas Sagradas Escrituras a arte revela a criação e o pecado original, no Centro a Família de Nazaré e fechando com Pentecostes. Uma visita aos importantes mistérios da revelação divina desde o Pecado Original a conclusão da igreja que nasce de Pentecostes inspirando a uma igreja construção coletiva.

– A arte litúrgica é uma constante lâmpada acesa diante de nós, ajudando nossos olhos a vislumbrar o Mistério que celebramos e também a conhecer nossa mais íntimaessência: de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Nas primeiras páginas da Sagrada Escritura, vislumbramos uma resposta litúrgica quanto a nossa origem. Como coroamento de toda a sua obra universal, Deus concentra-se de forma especial para fazer sua mais importante obra. Primoroso artista que é, Deus inspira-se em algo, naquilo que de maior existe no Universo. – pontua Romolo.