Missa solene marca dia de São Sebastião em Campos e Barra do Itabapoana

“São Sebastião honrou e testemunhou sua fé, ao dar testemunho de Cristo em qualquer lugar e situação”, afirma Dom Roberto.

Com informações e fotos: César Ferreira (Prefeitura de Campos) / Wagner Fraga (Prefeitura de São Francisco de Itabapoana)

O dia de São Sebastião foi marcado por várias celebrações na Diocese de Campos. Quatro paróquias nas cidades de Aperibé, Varre-Sai, São Francisco de Itabapoana e Campos possuem o Santo Mártir como padroeiro, além de inúmeras comunidades religiosas. Na cidade de São Francisco de Itabapoana, a Santa Missa Solene, aconteceu na Igreja Matriz do distrito de Barra do Itabapoana, a celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz.

Durante a homilia, Dom Roberto falou sobre o exemplo de evangelização do padroeiro. Ao destacar que “celebrar São Sebastião é celebrar o patrimônio cultural e religioso do Estado do Rio de Janeiro”, o bispo pontuou que o mártir “honrou e testemunhou sua fé, ao dar testemunho de Cristo em qualquer lugar e situação”. Dom Roberto também abordou a liberdade religiosa. Segundo ele, essa é uma posição defendida pela Igreja Católica e considerada “um valor divino e defendido pela Constituição Federal”. O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou da celebração. Ele, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, estava acompanhado de secretários, vereadores e assessores.

Na baixada campista, a Santa Missa foi presidida pelo pároco e vigário forâneo Pe. Gustavo Ribeiro que durante a homilia deu ênfase à importância do amor ao próximo e à manutenção da fé. O prefeito Wladimir Garotinho participou da Missa Solene, também estiveram presentes secretários e vereadores. “Participamos da Missa em comemoração ao Dia de São Sebastião. Momento de gratidão e também de ouvir a população que sempre nos ajuda a direcionar nossas ações. Uma grande alegria poder dar início à obra da estrada da Linha do Limão que chega até o distrito em um dia tão importante”, disse o prefeito Wladimir. O prefeito cumprimentou o padre Gustavo que externou agradecimento pelo apoio dado pela Prefeitura à comunidade para a celebração das festividades do padroeiro.