Tapetes confeccionados pelas crianças da Catequese na Matriz de Italva

O sal grosso, pó de serra foi substituído por cartazes. Famílias se unem para a preparação dos desenhos que estarão expostos no corredor central da Matriz para a celebração da Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi. Uma iniciativa que une catequistas, crianças e familiares e a alegria de participar dessa Solenidade.

– Teremos tapetes, SIM… Uma dedicação das crianças da nossa Catequese, confeccionados, tapetes, lembrando de todas as nossas pastorais e movimentos, que todo ano pegam firmes na confecção dos tapetes… Uma homenagem das nossas crianças e manifestação de AMOR ao SANTÍSSIMO SACRAMENTO!- pontua Pe. Maxiliano Barreto.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Mal começa o dia e as equipes pastorais estão nas ruas desde a Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Italva para a confecção dos tapetes para ornamentar o caminho da Procissão Eucarística. Sal grosso, pó de serra e muita criatividade. A Pandemia do Coronavirus mudou uma trajetória histórica e cultural da cidade.  Mas nem por isso os tapetes deixaram de ser confeccionados: De forma lúdica e envolvendo as famílias, as crianças da Catequese de casa preparam cartazes com a mesma empolgação. A criatividade das Catequistas das Catequeses São Francisco e Sagrado Coração de Jesus resolveu o problema e os cartazes foram trazidos para a Matriz e colocados no caminho que foi percorrido pelo Santíssimo.

– As crianças da Catequese São Francisco de Assis e Catequese Sagrado Coração de Jesus preparam cartazes para a Festa de Corpus Christi. Em virtude da pandemia, este ano não teremos a confecção dos tradicionais tapetes sacros nas ruas. A iniciativa dos catequistas, para comemorar este dia tão significativo para a fé católica, incentivou as crianças as prepararem cartazes exaltando a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia! Os desenhos formarão um tapete que ornamentará o interior da Igreja Matriz Imaculada Conceição, onde será celebrada a Santa Missa solene de Corpus Christi!- destaca Herbert Costa.

Da tristeza à alegria e a emoção que toma conta do coração da Ministra Extraordinária da Distribuição da Sagrada Comunhão, Márcia Ramos que recorda a preparação dos tapetes confeccionados desde a frente da Matriz até o Centro de Evangelização Sagrado de Jesus onde acontece a Santa Missa da Solenidade. Recorda a emoção dos fiéis que esperam a passagem da Procissão e este ano será diferente, mas com a mesma espiritualidade eucarística.

– Diante do sentido e da espiritualidade para as nossas vidas e neste momento que vivemos a Pandemia e isolamento social e o distanciamento de pessoas, não podemos dar um abraço, um aperto de mão. Isso nos deixa triste, mas alegres pois com todos desafios guardamos no nosso coração com a mesma fé e o desejo ardente de participar, fazer os tapetes para que Jesus passe num ambiente solene e isso faz com que a gente fique um pouco desolado, mas nem tudo esta perdido. E as crianças estão vivenciando essa diferente forma de celebrar. E as crianças estão fazendo com que essa tradição não se perca. Mas os pequeninos também e a Catequese estão trabalhando incansavelmente de forma criativa e elaborada para que os pequeninos entendam que esta solenidade é muito importante e celebrada com solenidade porque é Jesus que passeia no meio de nós e vem ao nosso encontro. E mesmo com coração apertado, dilacerado, mas ao ver que as crianças junto com os jovens, adolescentes e adultos e todos empenhados em se alegrar e comemorar ativamente e mesmo em suas casas estão agradecendo a Deus pela presença eucarística a alimentar a nossa vida, nossa fé. – revela Márcia Ramos.

A Pandemia mudou toda a estrutura da Solenidade de Corpus Christi em todas as Paróquias. As procissões que saiam das igrejas e passavam pelas ruas foram resumidas a um cortejo sem presença dos fieis que receberam a Benção do Santíssimo em suas casas. Uma maneira de realizar a solenidade evitando a aglomeração de pessoas e facilitando a contaminação com o Covid 19. A realização atende as medidas das autoridades sanitárias.

– Criatividade que envolve aos pequenos na Solenidade de Corpus Christi. Com a Pandemia do Coronavirus não tivemos a tradicional procissão e ao mesmo tempo não poderia deixar de realizar a solenidade. A solução foi que cada criança em suas casas usassem da criatividade e participar de suas casas. Foi lindo e me emociono em não ter a presença de todos. Resta-me a esperança e certeza de que tudo vai passar e em breve estaremos juntos. – enfatiza Pe. Maxiliano Barreto.

Dom Roberto Francisco chama a atenção para a celebração da Solenidade de Corpus Christi, e a criatividade em um cenário diferente e as Catequistas de Italva tem primado pela proximidade com as crianças e nesta iniciativa de fazer um tapete com desenhos de pinturas murais destaca ser uma iniciativa muito positiva,

–  E Jesus esta entrando nas nossas casas. E estes tapetes significam o coração puro das crianças que amam Jesus Eucarístico e sabem que ele preenche toda a nossa alma, rodo nosso corpo e nossa mente e para os que estão famintos é o Pão da Vida, para os doentes é o remédio e para os tristes o vinho consagrado e seu sangue e nos dá a alegria de viver. Parabéns crianças e catequistas. – disse.