NOTA DA PRESIDÊNCIA DO REGIONAL LESTE 1 SOBRE A DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

“Eu sei que meu redentor vive” (Jó 19, 25)

Irmãos e irmãs, nesta hora de incertezas e apreensão, diante da notícia da difusão local do novo coronavírus (COVID-19), nós, arcebispos e bispos do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, queremos manifestar nossa proximidade e solidariedade.

Seguimos com atenção e colaboração, em nossas Arquidioceses e Dioceses, os esforços do poder público e de nossas populações para garantirem o cuidado na prevenção necessária, especialmente nesta hora de maior contágio do vírus.

Cada época traz seus desafios e suas surpresas. Nessas ocasiões somos convidados a renovar a fé no amor de Deus pelo seu povo e a dar o nosso testemunho de cristãos que, a exemplo do Bom Samaritano, são capazes de olhar, sentir compaixão e cuidar de quem se encontra necessitado à margem do caminho.

Como pastores, queremos responder ao apelo do Papa Francisco, unindo-nos aos doentes e familiares que sofrem com essa pandemia e com outras situações dolorosas que nos afetam. Renovamos nossa intenção de colaborar com as autoridades competentes e pedimos aos fiéis que façam atenção às indicações estabelecidas, evitando a difusão de notícias não confirmadas pelos meios autorizados.

Que o Senhor dê a todos a serenidade necessária para atravessar este momento turbulento e a sabedoria para escolher os melhores meios, a fim de que as pessoas possam se sentir acompanhadas por uma rede de solidariedade e pelo conforto da Palavra de Deus, dos Sacramentos e da oração.

Renovemos nossa confiança no Cristo Redentor, que com olhar atento estende seus braços sobre o nosso Estado, e elevemos súplicas confiantes, pedindo-lhe que nos preserve do mal. À Mãe Aparecida recorremos em nossa aflição para que nos guarde debaixo do seu manto materno, livrando-nos de todo perigo.

DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS

Arcebispo Metropolitano de Niterói (RJ)

Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

DOM GILSON ANDRADE DA SILVA