Coragem para vencer a tristeza adocicada

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz (Bispo Diocesano de Campos)

Na 57ª mensagem para o Dia Mundial das Vocações, que coincide com o quarto Domingo da Páscoa, o Papa Francisco apresenta as quatro palavras da vocação: gratidão, coragem, tribulação e louvor. Gratidão sempre será a primeira, porque Deus, em seu infinito amor e benevolência, nos chamou, nos escolheu através de Jesus Cristo, para a grandiosa aventura do sacerdócio, que se torna benção e dom para toda a Igreja e humanidade inteira.

Essa beleza e maravilhosa experiência da vocação podem ficar nos momentos de tempestade ou de crises que nos perturbam e ferem. Hoje, a pandemia mundial do Coronavírus é, sem dúvida, um verdadeiro terremoto no seu impacto também para a vida e ministério dos padres. Podemos, como observa o Papa com fineza cordial, cair na tristeza adocicada, pensando que não somos mais necessários, que não podemos fazer nada ou, ainda, que “já éramos”.  Por isso, se torna indispensável a coragem nestes cenários de autopiedade e de perda das energias, recuperar o foco e confiar totalmente no Senhor, acreditando no poder da salvação e da graça que foi derramada copiosamente na nossa ordenação.

Sim, teremos tribulações e esta palavra nunca se afastará como a cruz de nossa missão, porém há uma alegria inusitada na cruz que torna fecunda e certamente luminosa nossa jornada, gerando vida abundante e resgatando pessoas e famílias do desespero, da doença e da miséria.

A cruz e a tribulação são caminhos de esperança e de profundas transformações que tornam a Igreja mais servidora e compassiva. Por fim, colocando nossos olhos em Nossa Mãe e Rainha dos sacerdotes e vocações, aprendemos, com ela, a tornar nossa vida um cântico de louvor e de glorificação a Deus para sempre oferecer tudo que somos e temos, para que o Reino, de paz, justiça, e misericórdia, seja anunciado a todas as pessoas e criaturas da Terra. Deus seja louvado!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *