Novo pároco: Bispo de Campos dá posse a Pe. Alexandre na Paróquia São João Batista
“A Missa de posse foi muito vibrante, tanto pela felicidade do Pe. Alexandre, como também do povo que o recebeu e acolheu muito bem. Que ele mantenha, possa ainda fortalecer esse vínculo, essa ponte do seminário com as paróquias. Espero dele muitos frutos vocacionais também”, diz Dom Roberto Francisco.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Com fotos e informações Pascom Paróquia São João Batista
Foi realizado na noite desta sexta-feira (27/12), na Paróquia São João Batista, no bairro do Capão, em Campos, a Santa Missa com o Rito de Posse Canônica do Pe. Alexandre Mothé como novo pároco. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, concelebrada por vários sacerdotes, com a presença de diáconos, seminaristas, paroquianos e amigos. No início da celebração foi feita a leitura do Decreto de posse canônica pelo chanceler Pe. Antônio Marcello. De joelhos, de frente para o altar, Pe. Alexandre fez a profissão de fé e juramento de fidelidade, como é pedido a todo cristão que vá assumir um ofício dentro da Igreja. Em seguida recebeu as chaves da Igreja. “Recebe as chaves da igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foi constituído ministro”, disse Dom Roberto, num gesto simbólico ao novo pároco.
A missa de posse canônica é uma cerimônia que marca a posse de um novo pároco em uma paróquia, atribuindo-lhe todos os deveres daquela comunidade. A cerimônia segue as normas litúrgicas e canônicas. Após a homilia, dando continuidade ao rito canônico, o novo pároco foi conduzido pelo Bispo à pia batismal; ao confessionário; ao Sacrário; e, por fim, à cadeira da presidência. Todo o rito enfatiza a missão pastoral que se inicia com a sua posse. “O que se espera é que depois da trajetória dele no seminário e na formação, que vai continuar, agora mais na animação vocacional, fazendo da Paróquia São João Batista, um QG também. Porque tem grupos que trabalham com essa animação, mas espero que ele realmente continue a crescer. Todo formador do clero tem que viver a alegria de estar com o povo e servir ao povo, é isso que eu espero, que ele volte às raízes, às bases das comunidades eclesiais, e que ele mantenha, possa ainda fortalecer esse vínculo, essa ponte do seminário com as paróquias. Espero dele muitos frutos vocacionais também”, declarou Dom Roberto.
Antes de assumir a paróquia, o Pe. Alexandre esteve por um período de 10 anos como reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada. Na reitoria da instituição assumiu o Pe. Fábio de Melo, até então pároco da São João Batista. “Vamos juntos construir uma história bonita daqui para frente, com a graça de Deus”, declarou o Pe. Alexandre, alegre com a recepção e acolhida na nova paróquia.