O grande sinal da presença do Cristo Ressuscitado

Todo o tempo Pascal nos leva a reconhecer e celebrar a presença do Ressuscitado entre nós e na Nova Criação. Certamente, uma experiência da nova existência em Cristo é conhecer, viver e testemunhar o mandamento-legado de Jesus: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Deveras, o seguimento do Senhor se mostra na capacidade de amar e servir dando a vida como Ele e por Ele. Buscamos, muitas vezes, sinais de identificação dos cristãos: vestes, crucifixos, medalhas, que, certamente, são indicadores de piedade e devoção. Porém, como afirmava São João da Cruz, na tarde da nossa vida seremos julgados no amor.

O sinal inequívoco, essencial e autêntico da práxis cristã é o amor apaixonado por Jesus, e pelos irmãos, especialmente os pobres, onde Ele se esconde. Por isso, sempre dizia o Pe. Carlos Mujica na paróquia onde o Papa Francisco trabalhou na periferia: “por eles dou a vida, por eles me consagro”. Por isso, Tolstoi sempre ensinava que, onde habita a caridade, o amor fraterno, Deus ali está.

E o amor aos irmãos supõe a vontade firme, benevolente de promovê-los integralmente, ajudando-os na sua realização plena como seres humanos e cristãos. Este mandamento foi ensinado e exemplificado com o lava-pés, que significa colocar-se totalmente disponível para o serviço humilde, reparador e libertador aos nossos irmãos.

A Madre Teresa de Calcutá gostava de repetir: “a fé em ação se chama caridade, e a caridade em ação se chama serviço”. Viver o novo mandamento é mais que uma tarefa, é um estilo de vida e uma missão, que nos leva certamente a conhecer plenamente o amor, ternura e comunhão do Pai.

Aprender a amar com total despojamento e entrega aos irmãos possibilita encontrar o sentido profundo da vida: quem não vive para servir, não serve para viver (pois, não constrói a sua casa sobre alicerce seguro e permanente). Deu seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos