O Santíssimo Salvador nos trás vida plena e ilumina nossa caminhada paz e na justiça
Celebrando a 371ª Festa do Santíssimo Salvador, não só relembramos e atualizamos as nossas raízes e origens cristãs, mas tornamos presente o início da nossa cidade com a primeira Missa oficiada no 06/08/1652 no km 0, onde hoje, encontramos a Igreja São Francisco da Penitência, em honra e louvor da Transfiguração do Senhor Jesus. Esta tradição e memória que conservamos viva em nossos corações nos impulsiona a uma vida cristã dinâmica e esperançosa, que sempre nos abre as transformações e travessias que o Deus Conosco quer fazer nossa vida pessoal e na nossa cidade. Sim, somos a cidade onde mora o Salvador, o que qualifica e empodera nossa existência, possibilitando a superação de crises, pandemias, e as contradições sociais e políticas que por vezes nos dividem e fragmentam.
Ser campista entre outras coisas é usufruir das graças da proteção e inspiração do Salvador da Humanidade, que sempre está assolado, a nossa frente, na retaguarda e acima de nosso horizonte, para socorrer-nos e amparar-nos, mas também para liderar espiritualmente a forja e construção de uma cidade mais inclusiva e fraterna, mais justa e hospitaleira, mais solidária e convergente no caminho da luz e do bem.
Afirmar que temos como padroeiro o Santíssimo Salvador, supõe mais que uma declaração informativa e descritiva, nos compromete a realmar nossa cidade com uma força e benção que nos marca, que nos restaura e nos torna vencedores do certame da vida e de todos os empreendimentos generosos e grandiosos, que fazem acontecer na nossa cidade o Reino de Jesus o Filho do Pai das Misericórdias que nos liberta e nos reconcilia plenamente como filhos, irmãos e servos desta Terra amada de Campos dos Goytacazes. Viva o Santíssimo Salvador, Viva a Cidade do Santíssimo Salvador!
+ Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 06 de Agosto de 2023.